Faça a sua parte: racionamento de água é coisa séria
19 de setembro de 2016 |
|
Como sempre ocorre nessa época do ano, o Distrito Federal passa por um longo perÃodo de estiagem e o racionamento de água é cada vez mais necessário. O volume dos reservatórios está cada dia mais baixo, e já não há abastecimento de água em algumas regiões do DF. Arquitetos e urbanistas têm o dever de colaborar, evitando o uso indiscriminado dos recursos hÃdricos nas obras de construção e reforma de edificações.
Sabe-se que 16% da água do mundo é consumida pela construção civil, portanto, é preciso colaborar, adotando medidas sustentáveis que irão economizar água por muito mais tempo. Veja algumas dicas aqui:
– colete água da chuva (quando chover), que pode ser usada para a descarga em banheiros, lavagem de ferramentas e das lajes de concreto armado.
– adote uma prática de gestão, de monitoramento de consumo de água na obra, por meio de treinamentos da mão-de-obra sobre medidas de consumo adotadas pela obra.
– opte por água de reúso de caminhão pipa que pode ser armazenada em caixas dá água e distribuÃda para os locais da obra
– siga as regras estabelecidas nas Normas Brasileiras (NBRs) quanto ao uso da água na fabricação de materiais como o concreto, e a ISO 14001– regra internacional para redução de impacto ambiental
– atente para as instalações elétricas e hidráulicas durante a obra, que, quando mal realizadas, podem ocasionar em vazamentos de água.
– substitua ferramentas e materiais por soluções inteligentes e simples. A troca de mangueiras por baldes, por exemplo, contribui para o uso racional de água, já que não há o uso contÃnuo proporcionado pela mangueira, mas sim o uso restrito e calculado da água no balde. Argamassas que não exigem adoção de água em sua composição já existem no mercado e podem ser utilizadas.
– dê preferência por arejadores, reguladores de vazão e torneiras automáticas de baixo consumo nos lavatórios. Tais dispositivos auxiliam a redução do consumo de água nos grandes canteiros de obras.
– utilize quando possÃvel materiais que não necessitem de água, como o drywall e estrutura metálica, ao invés da alvenaria que precisa do uso de água.
