BIMDAY Distrito Federal apresenta palestras e cases de sucesso na área
31 de julho de 2019 |
|

O BIM ou Modelagem da Informação da Construção vem sendo definido, acadêmica e tecnicamente de diversas formas, sendo comumente compreendido como um processo, uma plataforma tecnológica ou o conjunto de informações de um empreendimento.
É também uma metodologia de trabalho baseada em processos colaborativos, multi e interdisciplinares – envolvendo profissionais de diversas disciplinas como arquitetura, engenharias, tecnologia da informação, entre outros – com o uso de diferentes plataformas tecnológicas. Para além da definição de BIM, ressalta-se a importância do nível de informação definido em cada processo de modelagem de um empreendimento que requer a definição precisa das informações, bem como a localização das mesmas, para que quando extraídas, independentemente de formato, essas informações sejam consistentes para os usos predeterminados. Vale lembrar que o “i” (informação) é o mais importante na metodologia BIM.
Para garantir o sucesso na sua implementações e com a entrada em vigor do decreto nº 9.377 em maio de 2018, a plataforma BIM (Building Information Modeling) tornou-se parte de uma estratégia nacional que visa incentivar o uso dessa tecnologia em âmbito nacional.
A partir de 2021, a modelagem 3D será exigida para a elaboração de projetos de arquitetura e de engenharia. Atualmente, somente 9,2% das empresas do setor da construção utilizam a modelagem em suas rotinas de trabalho. O dado é de um estudo do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Buscamos com esse primeiro seminário de BIMDAY contribuir para a mudança de paradigma pois a implantação dessa metodologia requer um aculturamento interno, com capacitação de técnicos para um trabalho em equipe promovendo uma ambiente colaborativo daqueles que irão se utilizar das tecnologias que compõem o BIM assim como reorganização dos procedimentos adotados pelas empresas. Mas acima de tudo contribuir para alcance da meta de governo.
A CBIM – Câmara Brasileira de BIM é uma entidade de atuação nacional, sem fins lucrativos, composta por profissionais da cadeia AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) e, tem como objetivo contribuir com a disseminação do conceito BIM (Building Information Modeling) em todo o Brasil, fundamentando-se no fato de que a tecnologia BIM determinará o rumo da indústria na construção civil nos próximos anos.
O BIMDAY Distrito Federal terá ênfase nas ferramentas BIM além do 3D e implantações em organizações privadas e governamentais. A programação baseia-se em palestras e cases de sucesso, e, traz ao fim do programa uma rodada de discussões com intuito de fomentar a adoção do BIM pelas organizações.
O evento acontecerá no auditório da Faculdade Tecnologia cedido pela Universidade de Brasília (UnB), das 8h às 19h, no dia 15 de agosto de 2019.
Público Alvo
A expectativa é de oferecer a oportunidade de compartilhamento de cases e experiência no setor público e privado na área da Arquitetura, Engenharia e Construção para aproximadamente 250 profissionais que poderão inscrever-se através do site sympla.com.br
O nosso público-alvo é composto por 80% de profissionais com formação em Arquitetura Engenharia e Construção e gestores, assim como estudantes da área.

Fonte: Câmara Brasileira de BIM do Distrito Federal (CBIM-DF)