CAU/DF e CBIM propõem uso do “Building Information Modeling” no processo de licenciamento de projetos junto à CAP/Seduh
13 de maio de 2019 |
|

(Esq. p/ Dir.) Presidente da CBIM, Alexander Justi; presidente do CAU/DF, Daniel Mangabeira, Secretário da Seduh, Mateus de Oliveira; subsercretário da CAP, Ricardo Noronha, e Secretária Executiva da Seduh, Giselle Moll Mascarenhas
O presidente do CAU/DF, arq. Daniel Mangabeira, esteve hoje (13/5), pela manhã, na Secretaria de Desenvolvimento e Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh) para reunir-se com o secretário da pasta, Mateus Leandro de Oliveira; a Secretária Executiva, arq. urb. Giselle Moll Mascarenhas; e o subsecretário da Central de Aprovação de Projetos (CAP), Ricardo Noronha. Esteve presente também o presidente da Câmara Brasileira de BIM (CBIM), arq. urb. Alexander Rodrigues Justi.
O objetivo do encontro foi discutir sobre a implementação de processos de Building Information Modeling (BIM), em português, “Modelagem da Informação da Construção”, no licenciamento de projetos de arquitetura. A proposta surgiu por iniciativa do CAU/DF e da CBIM à Seduh, a qual sugeriu criar um Grupo de Trabalho (GT) que irá definir as fases e o cronograma de execução de cada uma delas.
O BIM não é um software, mas uma metodologia para gerenciar a base do projeto de construção e os dados do projeto em formato digital ao longo do ciclo de vida da construção. Por meio da virtualização, modelagem e gerenciamento das atividades, o projeto arquitetônico se torna muito mais próximo da obra real, facilitando a observação de possíveis erros e inconformidades.