CAU/DF entrega 30 projetos de Arquitetura para execução a partir de agosto
2 de agosto de 2022 |
|

A segunda etapa do projeto especial Nenhuma Casa Sem Banheiro no Distrito Federal foi concluída com a entrega de 30 projetos arquitetônicos à Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab). Os desenhos foram desenvolvidos por profissionais de Arquitetura e Urbanismo selecionados por Edital de Chamada Pública lançado pelo CAU/DF em 2021, que atuaram na elaboração de melhorias sanitárias em domicílios localizados na Região Administrativa da SCIA/Estrutural (RA XXV).
A entrega dos projetos arquitetônicos ocorreu na última terça-feira (26/7), e foi realizada pela presidente do CAU/DF, arq. urb. Mônica Blanco, e pela representante da Comissão Temporária de ATHIS do Conselho, arq. urb. Sandra Marinho (foto). O início da execução das obras de construção e/ou adequação de soluções arquitetônicas está previsto para este mês de agosto. Essa etapa, de responsabilidade da Codhab, contará com o acompanhamento técnico dos autores dos projetos arquitetônicos. “Esse é o início da concretização de uma iniciativa que tem tudo para ser ampliada para outras regiões administrativas do DF e, assim, beneficiar centenas de pessoas que não tem unidades sanitárias em suas residências”, afirmou a presidente do CAU/DF, arq. urb. Mônica Blanco.
O Distrito Federal foi a primeira unidade da federação a implementar o “Nenhuma Casa sem Banheiro” após o Rio Grande do Sul. E para viabilizá-lo, o CAU/DF estabeleceu Acordos de Cooperação Técnica com as partes envolvidas. Além disso, foi preciso adaptar a iniciativa, adotando uma metodologia própria para a realidade local. “Estamos muito felizes que mais uma etapa foi finalizada com a entrega dos projetos. A partir de agora, é executar as obras para que as famílias possam usufruir de ambientes salubres, protegidos e seguros em seus domicílios”, afirmou a conselheira do CAU/DF, arq. urb. Sandra Marinho.
SOBRE O PROJETO
Idealizado e executado pelo CAU do Rio Grande do Sul com base na Lei nº 11.888/2008 – Lei de Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS) –, o Nenhuma Casa Sem Banheiro viabiliza melhorias sanitárias domiciliares para famílias de baixa renda, residentes em áreas regularizadas ou passíveis de regularização.