CEAU-DF destaca importância de orientar profissionais sobre normas de aprovação e licenciamento de projetos
3 de maio de 2022 |
|

O Colegiado de Entidades Distritais de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CEAU se reuniu virtualmente, na última quinta-feira (28/4). Os coordenadores das Comissões Permanentes de Ensino e Formação (CEF) e de Exercício Profissional (CEP) – Ricardo Meira e Gabriela Cascelli, respectivamente – representaram o CAU/DF, juntamente dos integrantes da ABEA, ABAP, Arquitetos-DF, AeArq e Fenea – Centro-Oeste.
O CEAU-DF expôs assuntos de interesse profissional que estão em discussão nas entidades. O conselheiro do CAU/DF, Ricardo Meira, relatou sobre a revisão da Tabela de Honorários, que tem sido tratada por um Grupo de Trabalho no CAU/BR, do qual faz parte. “O entendimento do GT é que, atualmente, o uso da Tabela possui um grau elevado de complexidade, e os parâmetros utilizados estão defasados da realidade de atuação da maioria dos profissionais. Por essa razão, ela está sendo reformulada”, justificou Meira.
Já a representante da AEarq/DF, Ana de Paula Fonseca, destacou a necessidade da conscientização dos profissionais de arquitetura e urbanismo acerca da importância em conhecer, atentar e respeitar as normas vigentes de aprovação de projetos e licenciamento junto aos órgãos públicos. O intuito é garantir o cumprimento dos dispositivos legais e, assim, evitar a burocratização dos sistemas.
A elaboração de uma cartilha, de um checklist para auxiliar os profissionais no cumprimento das normas e a realização de eventos orientativos foram sugeridos pelos integrantes do CEAU-DF.