Fiscais apuram possíveis irregularidades em obras nas quadras 700 da Asa Sul
27 de julho de 2020 |
|

Fiscalização atua nas quadras 700 da Asa Sul
Na última quinta-feira (23/7), a Fiscalização do CAU/DF esteve em duas obras em quadras residenciais das 700 da Asa Sul para averiguar possíveis irregularidades. O que verificou foi que ambas estavam dentro dos parâmetros legais exigidos pelo CAU – com responsável técnico, placa de identificação da obra e Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) disponível para consulta no local.
Na semana passada, os fiscais também percorreram, mais uma vez, o Lago Norte e região para averiguar obras em execução, após denúncias feitas ao Conselho. Das construções visitadas, todas estavam regulares.
A Fiscalização do CAU/DF percebeu, no período de pandemia, um aumento considerável no número de obras de construção e de reformas em unidades residenciais no Distrito Federal. As intervenções vão desde pequenas mudanças, como a adaptação de cômodos para a criação de home office, até a total reconfiguração espacial de um imóvel.
O aumento de denúncias por irregularidades também tem sido proporcional junto ao Conselho. Muitas reclamações tratam de incômodos gerados por barulhos oriundos dessas obras (mesmo em horário comercial) e da circulação de trabalhadores nos canteiros de obras. “Não existe legislação no DF que proíba tais atividades durante a pandemia. O CAU orienta que, se for realizar algum tipo de obra em seu imóvel, que sejam obedecidas as regras estabelecidas nos condomínios horizontais e/ou verticais e as normas de segurança do trabalho e da Organização Mundial de Saúde de prevenção ao Coronavírus”, orientou o Gerente de Fiscalização do CAU/DF, Cristiano Ramalho.