Nota de repúdio: Contra a depredação do patrimônio de BrasÃlia
10 de janeiro de 2023 |
|
–

NOTA DE REPÚDIO
O CAU/DF repudia veemente os atos bárbaros de depredação do patrimônio de BrasÃlia. Em 62 anos de história, nunca se viu algo parecido, tamanho o desrespeito registrado e transmitido ao vivo durante a tarde de ontem.
Nossa cidade foi construÃda pelos maiores arquitetos, urbanistas, engenheiros, paisagistas e artistas plásticos que o paÃs dispunha na época. É um testemunho de um impulso civilizatório que data da fundação da república e que vinha se consolidando aos poucos, desde os anos 1960.
Faz parte do código de ética profissional “o arquiteto e urbanista deve reconhecer, respeitar e defender as realizações arquitetônicas e urbanÃsticas como parte do patrimônio socioambiental e cultural e contribuir para o aprimoramento deste patrimônio, bem como respeitar o conjunto das realizações arquitetônicas e urbanÃsticas do patrimônio histórico e artÃstico nacional e zelar pela sua conservação”. Portanto, cabe a todos nós, como classe profissional e como brasileiros, a indignação com o ocorrido.
A destruição da nossa história e patrimônio não pode ser tolerada como ação inconformada por parte daqueles que desrespeitam e atacam a democracia diretamente em seu berço. Portanto, esperamos que haja celeridade na punição dos responsáveis, bem como daqueles que se omitiram na tarefa de defender a capital do paÃs desse ataque sem precedentes.
Por fim, colocamo-nos à disposição das autoridades competentes, enquanto autarquia que zela pela arquitetura e urbanismo desta cidade, para auxiliar/orientar a reconstrução do nosso patrimônio.