Presidente do CAU/DF grava entrevista à TV Justiça sobre acessibilidade no Aeroporto Internacional de Brasília
4 de abril de 2013 |
|

Durante a entrevista nesta manhã (4/4), o presidente do CAU/DF, Alberto de Faria, falou à jornalista da TV Justiça (canal 53), sobre o tema acessibilidade nos aeroportos. No ano passado, o CAU/DF esteve presente com outros órgãos de fiscalização do Distrito Federal no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitscheck, a pedido da Casa Civil e da Infraero, para que fossem detectados os principais locais que precisariam de ajustes para o acesso irrestrito dos portadores de necessidades especiais às dependências aeroportuárias.
Na época, foram levantados alguns pontos, tais como piso derrapante e ausência de piso táctil na rampa principal de acesso ao segundo pavimento; falta de comunicação em braile em um dos elevadores e de corrimões em alguns locais; sinalização precária, bem como barreiras instaladas, como um hidrante no meio do saguão principal. “Não se trata de obras e/ou serviços que demandem muitos recursos ou tempo para serem realizados e concluídos. Mas, vale dizer que esse levantamento foi realizado após uma solicitação da própria Infraero, a qual busca realizar o que for necessário para a adequação do aeroporto de Brasília às normas de acessibilidade até o início da Copa das Confederações”, afirmou o presidente do CAU/DF, Alberto de Faria. Ele lembra ainda que para cada projeto, obra ou serviço arquitetônico e urbanístico realizado é obrigatório o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) do mesmo. Inclusive, ao preenchê-lo, o profissional deverá certificar que está ciente que cumpriu todas as normas e os requisitos de acessibilidade.
Quanto à fiscalização das adequações, o presidente do CAU/DF disse que caberá aos órgãos competentes no Governo do Distrito Federal tal tarefa e lembrou que cabe ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal apenas a fiscalização do exercício profissional, mediante a cobrança da emissão do RRT, por exemplo.
A entrevista completa na TV Justiça irá ao ar na próxima semana. Aguardem!