Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

12/11/2020ㅤ Publicado às 23:34

PRIMEIRO LUGAR


U2 – Setor Autarquias Norte – Intervenção Urbana
Autor do projeto: Gustavo Santos Souza
Orientadora: Gabriela de Souza Tenorio
IES: UnB

ResumoTrabalho Completo

O QUE DISSE JÚRI:
A proposta questiona a monofuncionalidade, a excessiva setorização, e morfologia do centro do Plano Piloto de Brasília – a escala gregária –, com proposição de adensamento populacional, sem expansão de malha urbana, mas aproveitamento de infraestrutura e serviços disponíveis, contribuindo para tornar a cidade mais compacta. Trata-se de proposta “simples” de grande impacto sobre a urbanidade: subdivisão de grandes lotes institucionais e alteração de parâmetros urbanísticos e de usos, que traz grande transformação ao local escolhido, embora as soluções de implantação e loteamento mostrem alguma similaridade às do SCS e, nesse sentido, adequadas ao conjunto urbano em que se insere, sem agredir sua unidade. Enriquece a vida urbana, em todos os aspectos, uso, apropriação e paisagem. Alguns pontos relacionados à topografia, carecem de mais estudo, assim como os espaços de estar – as praças – parecem um pouco tímidos, frente à densidade adquirida. A proposição junto à via em desnível SAuNSBN, embora não traga conexão viária, que ajudaria no escoamento de veículos, e maior articulação entre o CLS e o SBN, dá caráter de “rua” ao seu limite sul, estabelecendo a conexão entre setores e transbordando a urbanidade desejada em seu interior até sua periferia. O trabalho tem clara e qualificada apresentação gráfica.

U5 – Parque Ecológico Sobradinho
Autor do projeto: Lucas Willian Caldeira da Silva
Orientadora: Vânia Raquel Teles Loureiro
IES: UnB

ResumoTrabalho Completo

O QUE DISSE O JÚRI:
A proposta aborda temas importantes como a articulação do parque ecológico com o tecido urbano, trazendo urbanidade até os limites da sua zona de preservação, com a delicadeza que o sítio requer. Traz intervenções em áreas já utilizadas pela população ou degradadas. São pequenos trechos vivenciais, adequadamente localizados nas bordas do parque, conectadas entre si por passeios limitadores de zonas, e ao tecido urbano, por passeio e ciclovia. Destaca-se a proposta de paisagismo que valoriza o cerrado, com a inserção de vegetação de pequeno porte desse bioma, e a solução de drenagem para a diminuição da velocidade de águas pluviais e retenção de resíduos que poderiam chegar aos mananciais. Os pequenos trechos vivenciais carecem de maior desenvolvimento. Excelente apresentação gráfica.

SEGUNDO LUGAR


U1 – Setor Comercial Sul: uma nova forma de habitar
Autor do Projeto: Marcelo Vaz
Orientadora: Aline Stefânia Zim
IES: UCB

Trabalho Completo

O QUE DISSE O JÚRI:
A proposta busca responder com o projeto, os debates sobre o SCS. O trabalho respeita as pré-existências e propõe pequenas intervenções para conectar os espaços públicos que existem em diversos níveis, com incentivo às fachadas ativas nas vias de serviço, atualmente bastante degradadas e inacessíveis. Há preocupação em relação à preservação de edificações modernistas relevantes para a história da arquitetura nacional. A interessante proposta de criação de novos lotes e edificações mostrou-se excessiva, rompendo a escala em algumas partes do conjunto, suprimindo espaços abertos e confinando algumas áreas ativas e relevantes. O trabalho tem destacada representação gráfica.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque

30/11/2024

Parabéns, Cruzeiro, por seus 65 anos!

Destaque

30/11/2024

30 de novembro: Dia do(a) Síndico(a)

Destaque

08/11/2024

Presidente do CAU/DF faz palestra sobre IA na Arquitetura em Fórum de Santa Catarina

Destaque

08/11/2024

Revistas Selo CAU/DF estão disponíveis para download e leitura