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04/05/2020ㅤ Publicado às 09:56




Conselheiros e colaboradores do CAU/DF na 100ª Reunião Plenária

A 100ª Reunião Plenária do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF foi realizada no dia 27 de abril (segunda-feira), de maneira virtual, em razão do distanciamento social (quarentena) imposto pela pandemia do Coronavírus – COVID-19. “É um momento histórico para nós e para o Conselho, ainda mais sendo virtual. É uma construção paulatina, pedra por pedra, que fazemos com gente”, afirmou o presidente do CAU/DF, arq. Daniel Mangabeira.

A reunião foi transmitida ao vivo e a gravação completa está disponível abaixo ou no link http://bit.ly/canalcaudf

ASSISTA AQUI A PLENÁRIA

Com papel primordial nesse momento histórico, conselheiros participaram ativamente das discussões em torno das eleições dos representantes de CAU/UFs – prevista para o próximo mês de outubro – e aprovaram documentos importantes que refletem a realidade administrativa, financeira e contábil do Conselho. É o caso da Prestação de Contas do ano contábil de 2017 (gestão anterior), que, após parecer favorável de auditoria externa, foi aprovada. Foram aprovados ainda o Relatório de Gestão e a Prestação de Contas Contábeis de 2019, que apresentou uma receita arrecadada de 99,09% da receita orçamentária reprogramada e despesa correspondente a 89,50%.

Devido à crise econômica advinda da pandemia, o coordenador da Comissão Permanente de Administração, Planejamento e Finanças – CAF, arq. urb. João Accioly, apresentou ainda um Plano de Contingenciamento para o CAU/DF enfrentar a situação. Propostas de cortes e cancelamentos e de contingenciamento de despesas – administrativas, aportes, eventos, ATHIS, entre outras – foram anunciadas e irão subsidiar, inclusive, a reprogramação orçamentária prevista para julho deste ano. “Se tudo isso não for suficiente, iremos discutir como poderemos utilizar nosso superávit ou partir para algum tipo de suporte do CAU/BR”, avaliou João Accioly.

Dentre essas medidas adicionais, está a requisição da possibilidade de postergar a implantação do Sistema de Gestão Integrada (SGI) para o próximo ano; o uso do excedente do Fundo de Apoio para reduzir a participação dos CAU/UFs, incluindo o CAU/DF, e a diminuição do aporte do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. As medidas serão enviadas ao CAU/BR para análise de viabilidade.

Teletrabalho

O retorno às atividades presenciais do CAU/DF foi ponto de pauta importante na 100ª Reunião Plenária. Vale lembrar que o CAU/DF interrompeu o atendimento ao público externo em sua sede desde o dia 16 de março, em razão da quarentena.

O Plenário deliberou pelo trabalho remoto até o dia 15 de maio e pelo retorno do atendimento presencial na sede do CAU/DF de maneira gradual, mediante agendamento prévio com o profissional e aprovação do presidente da autarquia federal após análise da solicitação.

As medidas de precaução e a viabilização desse atendimento na prática ainda serão definidas pelas gerências envolvidas no processo. “Em reunião posterior, o Conselho Diretor verificará a necessidade de prorrogação do teletrabalho até o fim do mês, dependendo do cenário da pandemia que teremos nesses primeiros 15 dias de maio”, antecipou o presidente do CAU/DF, arq. Daniel Mangabeira.

Ainda na área administrativa, foi homologada a escolha dos coordenadores das Comissões Permanentes e a criação da Comissão Temporária de Monitoramento e Avaliação da Chamada Pública de Patrocínio. Veja abaixo:

CEP – Comissão Permanente
de Exercício Profissional  
Coordenador: Rogério Markiewicz
Coordenador Adjunto: André Bello  
CED – Comissão Permanente
de Ética e Disciplina
Coordenador: Antonio Menezes Junior Coordenadora Adjunta: Mônica Blanco
CEF – Comissão Permanente
de Ensino e Formação
Coordenadora: Gabriela Tenorio
Coordenador Adjunto: Pedro Grilo
CAF – Comissão Permanente
de Administração, Planejamento e Finanças
Coordenador: João Accioly
Coordenadora Adjunta: Gabriela Tenorio
Comissão Temporária de Monitoramento e Avaliação da Chamada Pública de Patrocínio Conselheiros integrantes Antonio Menezes Júnior e João Dantas e a colaboradora Flávia Queiroz

Eleições 2020

Em outubro, haverá a eleição dos representantes do CAU em todos os Estados e no Distrito Federal. Diante do momento de pandemia, a data do pleito tem sido questionada pelo Fórum de Presidentes de CAU/UFs e o assunto foi levado ao Plenário do CAU/DF para conhecimento e posicionamento oficial. Segundo o presidente do CAU/DF, arq. Daniel Mangabeira, existe a intenção de adiar as eleições para dezembro deste ano. “Não vejo lógica no adiamento das eleições, mas gostaria de ouvir a opinião do Plenário para poder transmitir aos demais no Fórum de Presidentes como uma opinião oficial do CAU/DF”, afirmou Daniel. Na consulta, o Plenário concordou com a manutenção da data das eleições em outubro.

Outra questão debatida no Fórum de Presidentes de CAU/UFs é a permissão de votação dos inadimplentes, ou seja, daqueles que não estão em dia com as suas obrigações junto ao Conselho. A medida consta do Regulamento Eleitoral, aprovado pelo CAU/BR este ano. O Plenário do CAU/DF debateu o assunto e deliberou pelo envio de um oficio ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, se manifestando contrário ao voto de inadimplentes nas próximas eleições.




Projeto de nova sede do CAU/DF

Nova sede

Enquanto os novos representantes do CAU/DF não são eleitos, a gestão atual tenta agilizar os trabalhos para que, no próximo dia 15 de dezembro – Dia do Arquiteto e Urbanista – seja entregue a nova sede do Conselho aos seus profissionais. Algumas etapas iniciais já foram realizadas, tais como levantamento arquitetônico, laudo técnico de estabilidade estrutural, estudo preliminar, tomada de preços, modelagem 3D e obra de demolição parcial, que aproveitou materiais já existentes (luminárias, tábuas de redes, placas de forro mineral, chapas de vidro temperados) para serem reutilizados. Em julho, está previsto o início das obras de reforma, totalizando 120 dias uteis de trabalho árduo.

O projeto arquitetônico da nova sede do CAU/DF, localizada na SEPN 510, foi apresentado ao Plenário pelos arquitetos que integram o Grupo de Trabalho formado para tal finalidade: Pedro Grilo e Katianne Marry Ferreira Barbosa. A estrutura será composta por auditório, área de exposição, áreas de uso compartilhado, estações open-offices, depósito, sala de estar, copa, banheiros, salão, arquivo e CPD. As instalações serão aparentes, os espaços versáteis e flexíveis e o mobiliário é o que, hoje, faz parte do patrimônio do CAU/DF.

A apresentação completa está disponível no vídeo da Plenária acima.

Retrospectiva

A centésima edição da Reunião Plenária do CAU/DF é um marco histórico para o Conselho, fundado em 31 de dezembro de 2011. Para comemorar esse feito, as ações e principais acontecimentos que marcaram as três gestões (2012-2014, 2015-2017 e 2018-2020) foram reunidos em infográficos que contam essa história de fundação, fortalecimento e credibilidade do Conselho.

Veja a retrospectiva das gestões, a seguir:

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