Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

01/06/2021ㅤ Publicado às 19:21

A semana começou com a realização da 113ª edição da Reunião Plenária do CAU/DF nesta segunda-feira (31 de maio), de maneira virtual. Sob a condução da presidente Mônica Blanco, os conselheiros deliberaram sobre quatro processos éticos e disciplinares, relatados pela coordenadora da Comissão Permanente (CED), arq. urb. Giselle Moll Mascarenhas.

Em um segundo momento, o Plenário aprovou, por unanimidade, a indicação do conselheiro Luís Fernando Zeferino para a coordenação da Comissão Permanente de Administração, Planejamento e Finanças (CAF). Até então, a CAF era coordenada pelo conselheiro Nelton Keti, que passa a ser coordenador-adjunto. Este, por sua vez, fez um resumo do trabalho desenvolvido pela Comissão no último mês, com destaque para os esforços do CAU/DF em manter sua saúde financeira. “Os números tem apresentado um crescimento favorável a um superávit financeiro, que se somará ao já existente para futuros investimentos, como a conclusão da obra da nova sede, a aquisição de equipamentos eletrônicos e a contratação de novos serviços e produtos. Financeiramente, o CAU/DF está muito saudável”, concluiu o conselheiro Nelton Keti.

Sobre o Plano de Empregos, Cargos e Salários (PECS), a minuta do documento ainda está em discussão. Recentemente, foi revisado pela CAF. “Não houve mudanças drásticas; manteve-se o seu escopo inicial. Em breve, será reapresentada aos colaboradores”, antecipou Nelton. Segundo ele, o próximo passo será revisar os regramentos do processo de progressão/ascensão profissional e do código disciplinar do Conselho.

Por sua vez, a conselheira Larissa Cayres – que integra a Comissão Permanente de Ensino e Formação (CEF) – apresentou o projeto “CAU nas Escolas”. Este pretende trabalhar a educação das crianças e dos adolescentes do Ensino Fundamental em termos de cidadania, patrimônio cultural, problemáticas das cidades, habitação, conforto ambiental, saneamento, paisagem, mobilidade, pertencimento, dentre outros aspectos importantes na construção pessoal e coletiva.

O Centro de Ensino Fundamental n° 412 de Samambaia (DF) foi escolhido para ser o projeto-piloto. A unidade escolar atende estudantes do Ensino Fundamental II, do 6° ao 9° ano, e está com aulas remotas em razão da pandemia. A primeira etapa do “CAU/DF nas Escolas” foi iniciada no final de maio e sua conclusão está prevista para o início de julho. Após o recesso escolar, começará a segunda etapa do projeto que compreende o período de 10 de agosto a 23 de outubro.

Durante a Plenária, a conselheira Larissa Cayres fez um balanço da reunião virtual realizada no último da 29 de maio com os professores, coordenadores, direção e demais integrantes do Centro de Ensino de Samambaia, reunindo cerca de 60 pessoas. Foi apresentado o projeto e demandada uma atividade inicial sob o tema “Minha Escola, Minha Casa”, em que os estudantes deverão relatar aos educadores a percepção deles do local de estudo (no caso, suas casas), por meio de desenhos, textos e vídeos.

O coordenador da Comissão de Exercício de Profissional, arq. urb. João Dantas, por sua vez, listou algumas atividades programadas para ocorrerem a partir da segunda semana de junho. Estão previstos eventos virtuais em parceira com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, ABAP e Sebrae-DF, que envolvem temas importantes, segurança contra incêndios em edificações, Building Information Modeling (BIM), paisagismo e Microempreendedorismo Individual (MEI). Aguardem!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque

15/12/2024

Dia 15 de dezembro: Arquitetos e urbanistas transformam cidades e vidas

Destaque

13/12/2024

Nota Pública Conjunta do CAU/DF e CRESS/DF

Destaque

02/12/2024

1º Congresso Brasiliense de Arquitetura e Urbanismo e 12º Encontro CAU/DF

Destaque

30/11/2024

Parabéns, Cruzeiro, por seus 65 anos!