Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

12/02/2015ㅤ Publicado às 20:56




A 42 ª Reunião Plenária do CAU/DF, realizada nesta quinta-feira (12/02), na sede da Câmara Legislativa do Distrito Federal, contou com a participação do arquiteto e urbanista e auditor fiscal do Governo do Distrito Federal, professor Leonardo Oliveira, que é conselheiro do CAU/DF. Na sua primeira participação  veio acompanhar de perto as deliberações dos conselheiros. “Espero contribuir com as reuniões plenárias daqui pra frente, à medida que eu entender melhor a dinâmica de trabalho do Conselho”, afirmou Leonardo Oliveira.

O conselheiro Lutero Leme também participou da Reunião Plenária pela primeira vez, após ser eleito suplente na última eleição em 2014. Nascido em São Paulo, Lutero fez um breve relato de sua carreira profissional aos presentes. “Por 15 anos, fiquei afastado da Arquitetura, atuando na área de gestão em uma universidade local. Vou tentar colaborar com o Conselho da melhor forma possível, bem como com o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Distrito Federal”, informou Lutero Leme.  

Em seguida, a gerente-geral do CAU/DF, Daniela Borges, informou ao Plenário que o balanço financeiro de 2014 da entidade foi entregue ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) com um dia de antecedência do previsto. “O próximo passo é entregar a prestação de contas e, para isso, conto com a colaboração da Comissão de Finanças e Atos Administrativos”, afirmou Daniela.

A gerente Técnica e Atendimento, Luciana Viana, por sua vez, apresentou dados compilados internamente pelas duas áreas, no período de 1º a 31 de janeiro. “O mês passado foi atípico, pois foi muito tranquilo. Aproveitamos para agilizar as análises de solicitação de baixa de RRTs, totalizando 382. Foram entregues, ainda, 28 carteiras; realizadas 378 consultas técnicas por e-mail e 992 atendimentos telefônicos. Além disso, foram 27 novos profissionais e sete empresas registrados”, concluiu Luciana Vieira.

Já o gerente de Fiscalização, Cristiano Ramalho, comunicou que foram encaminhados ofícios a 117 imobiliárias de Brasília, com o intuito de os orientar sobre a obrigatoriedade do Registro de Responsabilidade Técnica de Cargo e Função dos arquitetos e urbanistas que fazem parte do corpo funcional dessas empresas. Caso semelhante foi feito com relação às 87 escolas de cursos preparatórios oficiadas sobre a necessidade de RRT de arquiteto e urbanista na realização de serviços de manutenção predial. “Além disso, realizamos 12 notificações, e 17 autos de infração foram lavrados no mês de janeiro”, resumiu Cristiano Ramalho.

Na mesma reunião, a assessora jurídica Karla Alves relatou a sua participação na 35ª Reunião da Comissão de Ética dos CAU/UF e informou que uma das decisões diz respeito ao atestado de idoneidade emitido pelo Conselho aos profissionais. “Ficou decidido que o CAU/BR irá conceder o atestado àqueles profissionais que forem participar ou concorrer em concursos de projetos no Exterior, por exemplo”, disse a advogada Karla Alves.

Novo representante no Conplan

Até ontem (12/2), o presidente Alberto Alves de Faria era o representante do CAU/DF no Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal – Conplan. Por motivo de incompatibilidade com o novo cargo de superintendente da Central de Aprovação de Projetos – CAP, o qual assumiu na Secretaria de Gestão do Território e Habitação – Segeth do Governo do Distrito Federal, Alberto de Faria renunciou à sua participação no Conplan. O Plenário, então, decidiu pelo conselheiro Aleixo Furtado para assumir a titularidade da vaga, tendo como suplente o conselheiro Rogério Markiewicz. “A participação do CAU no Conplan é técnica e qualificada, além de ser solicitada e bem vista por todos os integrantes e pela sociedade. É muito importante darmos continuidade a esse trabalho”, afirmou Alberto de Faria.

Grupo Brasília

A 42ª Reunião Plenária seguiu com o relato de processos e com os informes dos demais conselheiros. Igor Campos, por exemplo, falou sobre uma iniciativa que está à frente junto a outros profissionais da área de Arquitetura e Urbanismo, intitulada “Grupo Brasília”. Trata-se de um grupo formado por representantes de 12 escritórios, que se uniram para realizar uma série de eventos ligados à área, com foco no público especializado e na sociedade como um todo.

As primeiras atividades do Grupo Brasília já estão agendadas. No próximo dia 25 de fevereiro, será realizada uma palestra informativa, aberta ao público, no shopping Casa Park. Serão divulgados os últimos resultados obtidos por equipes de arquitetos de Brasília em concursos nacionais e internacionais de projeto de arquitetura. O evento contará com a apresentação dos trabalhos das seguintes práticas – Sérgio Roberto Parada Arquitetos Associados, Tao Arquitetura/ Paulo Henrique Paranhos, MRGB / Igor Campos e Hermes Romão e ATRIA / Gustavo Costa. “O enfoque será a importância dos concursos públicos de projeto como instrumento de melhoria e qualidade da arquitetura construída”, antecipou Igor Campos.

Para o público em geral, está prevista para, em breve, ocorrer uma exposição itinerante com os trabalhos do concurso internacional Molewa, na plataforma da rodoviária de Brasília.

VEJA A GALERIA DE FOTOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque

02/11/2024

CAU/DF presta a sua homenagem no Dia de Finados (2/11)

Destaque

25/10/2024

Atenção: não haverá atendimento presencial nesta sexta-feira (25/10). Consulte nossos canais de comunicação!

Destaque

25/10/2024

Nota de Pesar: Vladimir Carvalho

Destaque

25/10/2024

Resoluções em debate no II Encontro Temático das CEPs