Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

10/04/2015ㅤ Publicado às 21:10




A Reunião Plenária de abril do CAU/DF ocorreu na noite desta quinta-feira (9/4), na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Na ocasião, o arquiteto e urbanista Alberto de Faria fez seu requerimento de licença da presidência do Conselho ao Plenário, com o intuito de assumir cargo na subsecretaria da Central de Projetos do Governo do Distrito Federal, passando a direção da autarquia para o vice-presidente, o arquiteto e urbanista Tony Marcos Malheiros (leia mais). “Para evitar qualquer constrangimento, eu entendi que seria necessário pedir licença da presidência e retornar à condição de conselheiro. Não vejo necessidade de abandonar o Conselho, pois sei que posso colaborar com os trabalhos”, afirmou Alberto.

A decisão foi aprovada por unanimidade. “O presidente Alberto prima pela conduta ética e de respeito aos demais colegas desse colegiado. Ao exercer um cargo importante que representa um clamor da sociedade e dos profissionais, ele leva na sua bagagem um conjunto de discussões e sugestões feitas aqui neste Plenário sobre a necessidade de se democratizar a análise de projetos. O Tony certamente o irá substituir à altura, e temos esperança de que as coisas possam realmente mudar”, disse o conselheiro Samuel Leandro de Santana.

O conselheiro Ricardo Meira complementou: “Não me lembro de ter um governo local com uma representatividade tão grande da nossa classe profissional. Vejo com excelentes olhos a sua ida para a subsecretaria e com muita esperança. Agora, nós teremos um conselheiro que é subsecretário.”.

“Foi uma decisão extremamente difícil, mas sábia. A aprovação de projetos precisa de um novo encaminhamento, e o Alberto tem grandes condições de tocar isso pelo seu conhecimento pessoal e pelas discussões que tivemos aqui no Plenário sobre essa questão, que é seríssima”, disse o conselheiro Carlos Madson. “É a pessoa certa, no local certo. É um desafio grande, mas você tem a característica especial que é a de dar credibilidade ao cargo assumido”, reforçou o conselheiro Rogério Markiewicz.  

Para o arquiteto Alberto de Faria, “a grande novidade não é ter um arquiteto como subsecretário. Já tivemos em governos anteriores. A novidade é termos um arquiteto que não tenha projeto ou tampouco partido político por trás, mas que representa a Arquitetura. Acho essa uma grande oportunidade”, finalizou Alberto.

Comissões

Ao agradecer os cumprimentos pelo novo desafio assumido, o arquiteto e urbanista Alberto de Faria se colocou à disposição para assumir o lugar do conselheiro Tony Malheiros (a partir de então, na Presidência), na composição das Comissões Permanentes das quais fazia parte. Ao ter seu pedido aceito pelos colegas, ele passa a integrar as Comissões de Finanças e Atos Administrativos, Ética e Exercício Profissional do CAU/DF.

Na oportunidade, também foi criada a Comissão Temporária de Eventos, a qual irá tratar da organização do 4° Encontro do CAU/DF, evento que já se tornou referência na cidade. Os componentes são os arquitetos e urbanistas Ricardo Meira, Lutero Leme, Bruno Capanema, Luciana Navarro e Igor Campos.

Indicações

Os conselheiros Durval Moniz Barreto e Igor Campos foram também indicados pelo Plenário para integrarem como titular e suplente, respectivamente, a Comissão Permanente de Monitoramento do Código de Edificações, criada pelo Governo do Distrito Federal, cuja atribuição precípua é revisar o Código de Edificações. Entre as suas atribuições, está a de analisar e emitir parecer técnico acerca de questões relacionadas ao Código de Edificações do Distrito Federal. “São discussões técnicas que irão contar também com a participação de representantes indicados pelo Crea, Sinduscon, Ademi e IAB”, esclareceu Rogério Markiewicz.

Aprovações

Na Reunião Plenária desta quinta-feira (9/4), foram ainda aprovados o Regimento Interno e o Relatório de Gestão de 2014. Ambos os documentos serão encaminhados ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), para aprovação final.

Outra deliberação favorável do Plenário foi a concessão do reajuste salarial de 8,84% aos colaboradores do CAU/DF. O coordenador da Comissão de Finanças e Atos Administrativos, Osvaldo Pontalti, informou ainda que o Conselho recebeu a campanha salarial de 2015-2016 do Sindicato dos Empregados em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional e Entidades Coligadas e Afins do Distrito Federal – Sindecof/DF para firmar o Acordo Coletivo com os colaboradores do CAU/DF. No entanto, com base em uma decisão proferida pelo Tribunal de Contas da União, que não aceita esse tipo de Acordo Coletivo para autarquias, motivo pelo qual foi negado pela Comissão.

VEJA GALERIA DE FOTOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque

02/11/2024

CAU/DF presta a sua homenagem no Dia de Finados (2/11)

Destaque

25/10/2024

Atenção: não haverá atendimento presencial nesta sexta-feira (25/10). Consulte nossos canais de comunicação!

Destaque

25/10/2024

Nota de Pesar: Vladimir Carvalho

Destaque

25/10/2024

Resoluções em debate no II Encontro Temático das CEPs