Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

11/02/2020ㅤ Publicado às 17:24




Fiscais do CAU/DF estiveram em prédio na Ceilândia com ameça de desabamento

Os fiscais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF estiveram, nesta segunda-feira (10/2), junto com a Defesa Civil, em um edifício residencial localizado na QNN 11 de Ceilândia, o qual apresentava risco iminente de desabamento. O prédio de seis andares já havia sido notificado pela Defesa Civil há três meses para apresentação de laudo técnico sobre a situação da edificação, a qual já apresentava corrosão avançada nos pilares, rachaduras e outros problemas estruturais.

Uma empresa de engenharia foi contratada pelo condomínio para elaborar o laudo solicitado e o escoramento necessário da estrutura. No entanto, verificou-se um desgaste grande nos pilares e a Defesa Civil foi novamente acionada pelos próprios engenheiros, desta vez, resultando na interdição do prédio. O edifício, com 72 apartamentos, sendo 48 ocupados, tem cerca de 25 anos e, desde então, não havia passado por manutenção adequada. Os moradores foram retirados do imóvel e impedidos de retornarem a suas casas diante do risco de queda do edifício.

Apesar do CAU/DF ter constatado que não há arquiteto(a) e urbanista como responsável técnico pela obra de reforço estrutural no edifício em Ceilândia, o Conselho intensifica suas orientações sobre a importância de realizar a manutenção predial de edificações, a fim de garantir a segurança dos moradores.

Eventos técnicos com o propósito orientativo são realizados frequentemente para profissionais e a sociedade em geral. Em 5 de fevereiro, a autarquia organizou um ciclo gratuito de palestras sobre manutenção predial e reformas, voltado para síndicos e administradores de condomínios, no ICESP, em Águas Claras (veja matéria aqui). Mais de 60 pessoas participaram e tiraram suas dúvidas, inclusive, sobre responsabilidade civil dos síndicos e administradores em caso de omissão ou de sinistros.

O CAU/DF incentiva a população do Distrito Federal a denunciar irregularidades em obras civis, condomínios residenciais e comerciais, verticais ou horizontais, como esse de Ceilândia. A autarquia tem atuado em constante parceria com a Defesa Civil na verificação da presença de arquitetos e urbanistas nos casos de irregularidades em imóveis no Distrito Federal e autuando quem não está em conformidade com as normas técnicas e os regramentos legais do exercício da Arquitetura e do Urbanismo.

Para denunciar, acesse Fiscalização e Denúncias. Veja, abaixo, alguns problemas detectados na vistoria.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque

15/12/2024

Dia 15 de dezembro: Arquitetos e urbanistas transformam cidades e vidas

Destaque

13/12/2024

Nota Pública Conjunta do CAU/DF e CRESS/DF

Destaque

02/12/2024

1º Congresso Brasiliense de Arquitetura e Urbanismo e 12º Encontro CAU/DF

Destaque

30/11/2024

Parabéns, Cruzeiro, por seus 65 anos!