Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

29/09/2014ㅤ Publicado às 15:39




Na última sexta-feira (29/9), o CAU/DF realizou reunião do Grupo de Fiscalização dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo, em sua sede, em Brasília. Os integrantes analisaram o conteúdo do documento a ser apresentado no Fórum de Macapá (AP), ainda este mês, o qual traça as diretrizes para tornar a Fiscalização ainda mais orientativa e educativa para a sociedade e o profissional. 

Estiveram presentes os presidentes do CAU de Goiás, John Silveira; da Bahia, Guivaldo D’Alexandria Baptista, além do presidente do CAU/DF, Alberto de Faria, o gerente de Fiscalização do CAU/DF, Cristiano Ramalho, e as assessoras do CAU/BR, Daniela Dermatini e Mirna Cortopassi Lobo.

Na ocasião, o grupo discutiu a dispensa e a manutenção de eixos temáticos – propostos inicialmente por representantes dos CAU/UFs em edições anteriores do Fórum de Presidentes –, para compor uma nova formatação do documento original, o qual irá direcionar as ações do setor de Fiscalização em cada região administrativa. É o caso do estabelecimento de convênios com instituições parceiras na área de fiscalização e a subtração de itens por serem atribuições de outros Grupos de Trabalho, como a de Exercício e Ensino.

Para cada ação prevista no documento em discussão foram definidas as determinações específicas, o posicionamento (classificação em fatores positivos ou negativos), a metodologia a ser adotada e as diretrizes para se alcançar a meta esperada. Além disso, foram identificadas as fraquezas e as estratégias a serem adotadas. “Dessa maneira, conseguimos ter uma uniformidade das ações de fiscalização em todo o território nacional”, analisa o presidente do CAU/DF, Alberto de Faria.

Por sua vez, o presidente da Bahia, Guivaldo D´Alexandria, sugeriu a realização de um seminário de boas práticas profissionais, que seria realizado em outubro. “Dessa maneira, poderíamos conhecer as ações de Fiscalização que deram mais certo nos Estados e promover o intercâmbio entre CAU/UFs”, afirmou Guivaldo.

Uma dessas ações que estão sendo implementadas pelo CAU da Bahia e que já vem com a proposta interessante de valorização profissional é a criação de um e-Book, ou livro eletrônico, com os 12 passos para se contratar um arquiteto. “Esse material servirá para orientar a população sobre as atribuições dos arquitetos. Em breve, estará disponível para consulta no site do CAU/BA”, antecipou o presidente Guivaldo Baptista.

O bem comum, inclusive, foi citado pelo presidente do CAU/GO, John Silveira, durante a discussão dos itens do documento em análise pelo Grupo de Trabalho. Segundo ele, as ações citadas pelos CAU/UFs e formatadas por escrito visam orientá-los sobre as melhores práticas profissionais, mas, acima de tudo, beneficiar a sociedade como um todo.

O documento final, que resultou da reunião do Grupo de Trabalho de Fiscalização em Brasília, será apresentado no Fórum de Presidentes, a ser realizado na cidade de Macapá (Amapá), nos próximos dias 15 e 16 de setembro.  

VEJA A GALERIA DE FOTOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque

30/11/2024

Parabéns, Cruzeiro, por seus 65 anos!

Destaque

30/11/2024

30 de novembro: Dia do(a) Síndico(a)

Destaque

08/11/2024

Presidente do CAU/DF faz palestra sobre IA na Arquitetura em Fórum de Santa Catarina

Destaque

08/11/2024

Revistas Selo CAU/DF estão disponíveis para download e leitura