Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

05/10/2020ㅤ Publicado às 11:13

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF, por meio de sua Comissão Temporária de Patrimônio, vem a público divulgar Nota Pública sobre a demolição de casarão centenário, popularmente conhecido como “Casa de Dona Negrinha”, na manhã do último dia 30 de setembro. O imóvel estava situado no Setor Tradicional de Planaltina, uma área de tutela do tombamento do Museu Histórico e Artístico de Planaltina (Decreto nº 6.939/1982). “Sua permanência deveria ter sido objeto das ações e políticas do Governo do Distrito Federal que, mais uma vez, se mostra tão vulnerável quanto as forças que venceram e levaram a (essa) destruição sem pudores”, diz a nota do CAU/DF sobre o caso.

Leia a nota emitida pela Comissão Temporária de Patrimônio do CAU/DF, a seguir:

Mais uma trágica notícia de esquecimento: a Casa de Dona Negrinha

Fato constrangedor nos abateu profundamente – sociedade em geral, poder público, profissionais, comunidades: mais um casarão do vernáculo urbano em Planaltina do Distrito Federal foi literalmente ao chão. Como? Quem? Porque?

As repostas podem entrar no campo das hipóteses afinal foi um ato semelhante a centenas de outros ocorridos nas cidades brasileiras ao longo do século XX. Mas no século XXI ainda acontecer? Alguma coisa muito errada nos cerca.

Depois disso, o lamento, a revolta, a incapacidade de ver o futuro construído pelo passado e presente afinal são suas marcas que nos conferem identidade, consciência ativa, potencialidade econômica.

No momento imediatamente após da destruição da Casa da Dona Negrinha no núcleo histórico de Planaltina, implantada numa esquina, onde não apenas uma, mas duas fachadas marcavam a lembrança de um tempo de vigor econômico e político oriundo da interiorização do Brasil no fim do século XIX, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal se junta ao todos que choram a perda desse marco material que é constituído da imaterialidade do tempo.

Sua permanência deveria ter sido objeto das ações e políticas do Governo do Distrito Federal que mais uma vez se mostra tão vulnerável quanto as forças que venceram e levaram à destruição sem pudores.

Estarrecidos estamos, mas neste momento indicamos ao Governo do Distrito Federal que conduza esforços para mobilizar comunidades, setores econômicos, entidades sociais e culturais, para evitar a destruição e desenhar caminhos para promoção do patrimônio cultural material e imaterial do vernáculo urbano e rural ainda existente no Distrito Federal. AÇÃO. JÁ. SEMPRE.

Entenda o caso

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF e a Administração de Planaltina informaram, em nota conjunta emitida no dia 30/9, que a Casa de Dona Negrinha é “um imóvel particular, fechado há mais de uma década, sofrendo lenta degradação por falta de manutenção preventiva e corretiva por parte dos donos.”. Segundo esclareceram, na tarde do dia 29 de setembro, a Defesa Civil esteve no local e verificou que toda a estrutura estava comprometida, notificando o proprietário, que determinou a demolição no dia seguinte de todo o imóvel.

O caso está sendo apurado pela Secretaria, “que solicitará o acionamento das instâncias administrativas, fiscalizadoras e jurídicas competentes, para proceder às medidas necessárias à apuração do ocorrido, assim como à aplicação das medidas legais cabíveis, considerando tratar-se de crime contra o patrimônio cultural.”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque

15/12/2024

Dia 15 de dezembro: Arquitetos e urbanistas transformam cidades e vidas

Destaque

13/12/2024

Nota Pública Conjunta do CAU/DF e CRESS/DF

Destaque

02/12/2024

1º Congresso Brasiliense de Arquitetura e Urbanismo e 12º Encontro CAU/DF

Destaque

30/11/2024

Parabéns, Cruzeiro, por seus 65 anos!