Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

23/07/2021ㅤ Publicado às 15:07

Durante todo o 27° Congresso Mundial de Arquitetos – UIA2021RIO, foram exibidos onze vídeos produzidos pelo CAU Brasil. Seis deles fazem parte da campanha “Mais Arquitetos” e  mostram “cases” exemplares de aplicação de ATHIS em Lajeado/RS (ação do programa “Nenhuma Casa sem Banheiro”, do CAU/RS), Diadema/SP (Loteamento Canhema II, primeiro projeto patrocinado pelo CAU Brasil), Rio de Janeiro (“Ocupação Congo”, do programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades), Maceió/AL (Novas Grotas, programa do governo do Estado em parceria com a ONU-Habitat, com  projeto patrocinado pelo CAU/AL), Conde/PB (patrocinado pelo CAU/PB) e Brasília/DF (São Sebastião, programa Melhorias Habitacionais da CODHAB-DF, com apoio institucional do CAU/DF).

Veja, abaixo, os vídeos disponibilizados pelo CAU Brasil:

MORADIA DIGNA – Região Administrativa de São Sebastião – Distrito Federal

Em Brasília (DF), a região administrativa de São Sebastião, que antes era uma agrovila, cresceu e se tornou um núcleo urbano sem infraestrutura adequada para os moradores.

Um desses exemplos é a casa de dona Maria Rita das Chagas Souza, que morava numa área de risco, com rachaduras, infiltrações e risco de queda para seu filho que tem dificuldades de locomoção. Graças a um programa habitacional do Governo do Distrito Federal, por meio da Codhab, implantado com base na Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Lei Federal nº 11.888/2008), Dona Maria Rita teve sua casa reconstruída e com acompanhamento, entre outros profissionais, da arquiteta e urbanista Fabiana Gonçalves.

Agora, a nova casa de dona Maria Rita tem banheiro adaptado para seu filho, piso, portas e boa ventilação e iluminação.

Conheça a história de dona Maria Rita.

MORADIA DIGNA: Comunidades Terras Belas – Município de Conde (PB)

Arquitetura tem o poder de transformar e todos podem se beneficiar. A comunidade Terras Belas, localizada no município de Conde (PB), por muito tempo sofreu com casas sem banheiro, sem iluminação e sem urbanização. A falta de infraestrutura e de espaços públicos comunitários de qualidade também eram um problema.

O município então teve Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Lei Federal nº 11.888/2008) implementada e, com a ajuda do CAU Paraíba, conseguiu identificar mais de 60 projetos de melhorias.

Uma das beneficiadas foi a aposentada Joana Antônia da Conceição, que aos 80 anos nunca teve um banheiro na sua casa. Confira como a Lei de Athis trouxe moradia digna para os cidadãos do município de Conde (PB).

MORADIA DIGNA: Diadema (SP)

Hoje, graças à arquitetura, temos quase 100 famílias felizes no Loteamento Canhema II, em Diadema (SP). Os moradores tiveram suas casas reformadas e construídas por meio de projeto que teve como inspiração a Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Lei Federal nº 11.888/2008).

As famílias compraram os terrenos, contrataram a mão-de-obra, compraram materiais e buscaram a ajuda de arquitetas, que foram contratadas via edital de patrocínio do CAU Brasil.

Agora, suas casas são ventiladas, com iluminação adequada e banheiros, o que assegura qualidade de vida aos seus moradores. Por meio do acompanhamento dos projetos por duas arquitetas, foi possível reformar as residências de forma econômica e sem desperdício de materiais.

Conheça um pouco da história dos moradores do Loteamento Canhema II, em Diadema (SP)

MORADIA DIGNA: Lajeado (RS)

Em tempos de pandemia, ficar em casa e lavar as mãos são as principais recomendações, mas como fazer isso sem água e sem banheiro? Essa é a realidade de vários locais do Brasil. A pandemia expôs ainda mais esses problemas e trouxe à tona uma discussão que há muito tempo vem sendo negligenciada. Moradia digna é questão de saúde pública. ⠀

No município de Lajeado (RS), essa realidade está mudando graças ao projeto do @caursoficial, que tem como base a Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Lei Federal nº 11.888/2008), chamado “Nenhuma Casa sem Banheiro”. O objetivo do programa é viabilizar a promoção de melhorias sanitárias domiciliares por meio de projetos executados por arquitetos e urbanistas.⠀

No município, a iniciativa é realizada pela Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Vale do Taquari (Seavat), em parceria com a Universidade do Vale do Taquari (Univates) e também com apoio da Prefeitura Municipal, por meio de diversas Secretarias e de empresas parceiras.⠀

Nove famílias de baixa renda do município de Lajeado foram selecionadas para receber melhorias sanitárias em suas residências. Os projetos foram desenvolvidos pela equipe de arquitetas e urbanistas contratadas a partir do edital de credenciamento lançado pelo CAU/RS. ⠀

MORADIA DIGNA – Ocupação Manuel Congo (RJ)

A história da Ocupação Manuel Congo, Cinelândia (RJ), é parecida com muitas outras que ocorrem nas grandes cidades brasileiras. É a história de um prédio público no centro do Rio de Janeiro, ocupado por 42 famílias depois de muitos anos de abandono.

Após anos de luta e negociações, as famílias obtiveram junto ao governo federal o direito legal de uso do imóvel e financiamento para as obras. Porém, o que transformou esse antigo prédio em um lar foi a assistência técnica prestada por arquitetos para a reforma da edificação.

O empreendimento foi gerenciado pelos próprios moradores, desde o controle da papelada até colocar a mão na massa. As 42 famílias que moram no prédio são as mesmas desde o início da ocupação e quase todas comandadas por mulheres.

Outras histórias como a da ocupação Manuel Congo podem se tornar reais por meio da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social. É um direito previsto na lei federal da ATHIS para as famílias com renda de até três salários-mínimos.

MORADIA DIGNA – Grotas São Rafael (AL)

Em Maceió (AL), existem cerca de 250 mil pessoas que moram em 76 grotas espalhadas pela cidade. As grotas são fundos de vale, que cortam o relevo da cidade, ocupados pela população de baixa renda que vive em precárias condições de habitabilidade, com acesso insuficiente ou inexistente ao saneamento básico e suscetível aos riscos de deslizamentos e inundações.

Graças a uma parceira entre o Governo de Alagoas, a @onuhabitatbrasil e o @cau.al, o Programa “Vida Nova nas Grotas” vem transformando a casa de diversas famílias da capital alagoana, atuando conjuntamente para a implementação de ATHIS nas grotas. No âmbito dessa parceria, o Conselho destinou anualmente 6% dos seus recursos para a contratação, por meio de três editais de seleção simplificada, de 12 profissionais para prestação de assistência técnica. Até junho de 2021, foram realizados 132 projetos de reforma em oito grotas.

Outras histórias como a da Grota São Rafael (AL) podem se tornar reais por meio da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social. É um direito previsto na lei federal da ATHIS para as famílias com renda de até três salários-mínimos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque

15/12/2024

Dia 15 de dezembro: Arquitetos e urbanistas transformam cidades e vidas

Destaque

13/12/2024

Nota Pública Conjunta do CAU/DF e CRESS/DF

Destaque

02/12/2024

1º Congresso Brasiliense de Arquitetura e Urbanismo e 12º Encontro CAU/DF

Destaque

30/11/2024

Parabéns, Cruzeiro, por seus 65 anos!