Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

26/07/2021ㅤ Publicado às 09:53

No último domingo, dia 25 de julho, foi celebrado Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Em 1992, quando ocorreu o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, realizado em Santo Domingo, na República Dominicana, nasceu a Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-Caribenhas que, junto à Organização das Nações Unidas (ONU), lutou para o reconhecimento da data.

No Brasil, o dia 25 de julho também se comemora o Dia da Mulher Negra e Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola de destaque que resistiu à escravidão durante duas décadas no século XVIII, lutando pela comunidade negra e indígena que vivia sob sua liderança.

No universo de arquitetura e do urbanismo, o CAU/DF tem atuado para dar maior voz e visibilidade às profissionais negras e, para tanto, tem investido em ações que promovam o seu empoderamento. Em 2018, instituiu a Comissão Temporária de Equidade de Gênero e Inclusão. Desde então, a Comissão tem buscado desenvolver estratégias que reconheçam profissionais que usualmente não são visibilizados na Arquitetura e no Urbanismo, levando em consideração questões raciais e de gênero.

Com base principalmente nos dados levantados pelo Diagnóstico de Gênero elaborado em 2020 pelo CAU/BR, em que é demonstrado grandes desigualdades dentro da profissão, a Comissão tem por objetivo debater e desenvolver meios que fomentem a equidade profissional.

Saiba mais sobre a Comissão Temporária de Equidade de Gênero e Inclusão 2021, AQUI

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque

15/12/2024

Dia 15 de dezembro: Arquitetos e urbanistas transformam cidades e vidas

Destaque

13/12/2024

Nota Pública Conjunta do CAU/DF e CRESS/DF

Destaque

02/12/2024

1º Congresso Brasiliense de Arquitetura e Urbanismo e 12º Encontro CAU/DF

Destaque

30/11/2024

Parabéns, Cruzeiro, por seus 65 anos!