Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

08/12/2023ㅤ Publicado às 16:05

Vice-presidente Pedro Grilo aplica placa de identificação do Selo na portaria do bloco contemplado

A primeira cerimônia de entrega do Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília 2023 foi realizada nesta quinta-feira (7/12), na área externa do bloco D da SQS 213. A edificação recebeu o segundo lugar na avaliação da Comissão Temporária de Patrimônio (CPAT) do CAU/DF, após terem sido analisados critérios específicos em três categorias – pilotis, fachadas e térreo e entorno imediato.

“Que este seja um exemplo para outras obras se inspirarem, e que o uso de técnicas de preservação seja prioridade e não algo secundário nos projetos de reforma”, destacou o coordenador da CPAT, conselheiro Pedro Grilo.

Presidente do CAU/DF, Mônica Blanco, abre a solenidade com conselheiros

“Esses pilotis, jardins e edifícios contam a história de muitos de nós, brasilienses ou não. A análise dessas edificações pela CPAT não é simples; demanda tempo, o levantamento dos projetos, das características originais, a conferência in loco, mas tem sido feito um trabalho maravilhoso até então. O que nós queremos é que a sociedade perceba o valor da arquitetura preservada e estamos conseguindo isso”, ressaltou a presidente do CAU/DF, arq. urb. Mônica Blanco.

A solenidade nos jardins do edifício contou com a presença do Administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros, e de representante do Secretário de Cultura do Distrito Federal, Cláudio Abrantes. Conselheiros e colaboradores do CAU/DF, convidados, moradores e funcionários do prédio também estiverem presentes.  

O arquiteto convidado Cláudio Silva leu a avaliação técnica do prédio realizada pela Comissão Temporária de Patrimônio no CAU/DF. Ele destacou os pontos positivos, como a conservação das características originais da edificação, e os negativos, como o fechamento das varandas e a instalação de toldos que, segundo a Comissão, são incompatíveis com a arquitetura original do edifício.

Em seguida, foram entregues os certificados à atual síndica do Bloco D, Denise Feitosa, que agradeceu ao empenho da equipe que participou, na época, da reforma do prédio. Em especial, ela agradeceu à ex-síndica, Creusa Lins Accioly Braga, que esteve à frente das obras que duraram quatro anos, inclusive na época da pandemia.

Ela reforçou o interesse comum dos condôminos – maioria formada por funcionários do Ministério das Relações Exteriores (MRE) – em se manter “a essência do prédio”. “Estamos extremamente felizes com a obra e muito orgulhosa do projeto que foi feito, bem como essa homenagem do Conselho.

A conselheira e integrante da Comissão, arq. urb. Giselle Moll, elogiou o Bloco D e o empenho da equipe em sua reforma. Além disso, entregou certificado ao irmão e neto do arquiteto autor do projeto original Elvin Dubugras, George Mackay Dubugras e Daniel Dubugras, respectivamente.

Veja quem recebeu a certificação, além da família:

AUTOR DO PROJETO EXECUTIVO DA REFORMA GERAL
Empresa: RFA Arquitetura
Responsável: Arq. Rodrigo Ferreira da Fonseca

ARQUITETO PAISAGISTA
Responsável: Arq. José Humberto Vieira da Silva

RESPONSÁVEL TÉCNICO PELA EXECUÇÃO DA OBRA DE REFORMA GERAL
Empresa: Rocha e Rocha Construções Ltda.
Responsável: Eng. Mauro de Almeida Rocha Júnior

ENGENHEIRO FISCAL
Empresa: Cobogó Engenharia
Responsável: Eng. Mauricio Machado Gonçalves

COMISSÃO DE OBRAS
Arq. Urb. Juarez Pereira
Nerione Nunes Cardoso Júnior

Síndicas e parte da equipe que atuou na reforma do prédio contemplado

A entrega do SELO CAU/DF ao primeiro lugar está marcado para o próximo dia 12 de dezembro, na sede do Hospital Sarah Brasília Centro, a partir das 14h30. A cerimônia contará com a presença da Presidente da Rede Sarah, Dra. Lúcia Willadino Braga.

VALIDADE

O Selo CAU/DF tem validade de três anos; tempo de uma gestão do CAU. Esse foi, inclusive, o primeiro ano que a Comissão reavaliou as edificações laureadas em 2020. Dos 8 edifícios, dois não tiveram renovação.

“A preservação é uma vigilância permanente e a manutenção predial tem que ser cultural para que possa manter a sua qualidade arquitetônica e funcionalidade”, explicou o conselheiro Pedro Grilo.

As edificações contempladas nos anos anteriores – 2020, 2021 e 2022 – estão compiladas em Anuários do Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília que foram entregues aos participantes da solenidade na Asa Sul. O lançamento das publicações e uma exposição fotográfica está agendada para o dia 13 de outubro, a partir das 19h, na sede do CAU/DF (510 Norte). O evento é público, gratuito, e será servido coquetel.

GALERIA DE FOTOS

CLIQUE AQUI, para acessar as fotos do dia da entrega

ASSISTA AO VÍDEO DA CERIMÔNIA PELO YOUTUBE

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque

15/12/2024

Dia 15 de dezembro: Arquitetos e urbanistas transformam cidades e vidas

Destaque

13/12/2024

Nota Pública Conjunta do CAU/DF e CRESS/DF

Destaque

02/12/2024

1º Congresso Brasiliense de Arquitetura e Urbanismo e 12º Encontro CAU/DF

Destaque

30/11/2024

Parabéns, Cruzeiro, por seus 65 anos!