Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

21/09/2018ㅤ Publicado às 15:35

O COE-DF, importante instrumento de política urbana para o desenvolvimento da cidade, foi o tema principal do evento COE: O Novo Código de Obras e Edificações do Distrito Federal e suas implicações na atuação de arquitetos realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF, Ademi-DF, Sinduscon-DF e Aearq. A iniciativa, que contou com o apoio do Sebrae-DF, IAB-DF e Sinarq-DF, aconteceu no último dia 13 de setembro e reuniu cerca de 120 profissionais no auditório do Sebrae-DF (SIA Trecho 3).

Arquitetos e urbanistas, engenheiros e profissionais de áreas afins participaram do ciclo de palestras direcionadas a três eixos temáticos: a) O novo COE-DF: Impacto na vida profissional dos arquitetos; 2) COE-DF e a nova geração de Normas Técnicas, e 3) Responsabilidade técnica e legal dos projetos.

Dentre os princípios norteadores do Código, os palestrantes trataram da análise, aprovação e conferência dos usos e dispositivos exigidos, por exemplo, no Relatório de Impacto de Trânsito (RIT) e no cálculo das áreas objetos das outorgas e concessões de direito real de uso. Além disso, abordaram a importância da aplicação das Normas Técnicas Brasileiras (NBRs) quanto ao desempenho dos materiais, execução de serviços, manutenção e controle tecnológico, entre outros aspectos. Por fim, reforçaram a necessidade de adaptações e a importância do cumprimento dos regramentos técnicos por arquitetos e urbanistas, propostos pelo novo COE-DF. “O documento confere mais responsabilidades ao arquiteto e urbanista na elaboração de seus projetos, exigindo do profissional maior detalhamento e percepção, principalmente, no que se refere à análise e aprovação dos seus projetos pelos órgãos competentes”, afirmou o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF, arquiteto Daniel Mangabeira.

Um novo ciclo de palestras será realizado, em breve, pelo CAU/DF em parceria com as demais entidades sobre o tema. Quem participou desta primeira etapa realizada em setembro pode ter acesso às palestras proferidas em arquivo (versão em PowerPoint). As solicitações podem ser feitas por meio do e-mail comunicacao@caudf.gov.br.

Sobre o COE-DF

O novo COE-DF foi instituído pela Lei n° 6.138, em 26 de abril de 2018 e regulamentado pelo Decreto n° 39.272 de 2/8/2018, após ter sido exaustivamente discutido. O documento tem como diretrizes:

I – assegurar a constante melhoria dos espaços urbanos e rurais, públicos e privados, por meio de construções que propiciem o desenvolvimento humano digno, sustentável e próspero;
II – incentivar o uso de novas tecnologias e técnicas construtivas que propiciem a economia de recursos naturais, o gerenciamento de resíduos, o manejo adequado das águas pluviais e a preservação do solo, e
III – estabelecer condições para o permanente monitoramento dos processos de licenciamento e fiscalização.

Veja as fotos do evento:

[Best_Wordpress_Gallery id=”33″ gal_title=”Novo COE-DF e suas implicações na atuação dos arquitetos”]


Fotos: Marcus Theodoro de Carvalho e Adriano Lopes. Legenda: Presidente do CAU/DF, Arquiteto Daniel Mangabeira, deu início ao ciclo de palestras sobre o novo COE-DF

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

30/11/2024

Parabéns, Cruzeiro, por seus 65 anos!

Destaque

30/11/2024

30 de novembro: Dia do(a) Síndico(a)

Destaque

08/11/2024

Presidente do CAU/DF faz palestra sobre IA na Arquitetura em Fórum de Santa Catarina

Destaque

08/11/2024

Revistas Selo CAU/DF estão disponíveis para download e leitura