Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

26/09/2018ㅤ Publicado às 10:31

Com o intuito de evitar possíveis práticas de assédio moral nas dependências do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF, o presidente da entidade, arquiteto Daniel Mangabeira, reuniu os colaboradores na sede da autarquia federal, no último dia 24 de setembro, para tratar sobre o tema. Na ocasião, ele apresentou o conteúdo da cartilha “Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação – Saiba mais sobre essas distorções de conduta no ambiente de trabalho”, publicada pelo Ministério Público Federal (MPDFT) em 2016.

Os colaboradores também tomaram conhecimento da “Cartilha MPT em Quadrinhos” que, em sua sexta edição, aborda o assunto de maneira lúdica e coloquial, em formato de gibi. “Nossa intenção é coibir possíveis práticas no Conselho, esclarecendo os colaboradores sobre prevenções e cobrança de direitos, caso se sintam ameaçados ou constrangidos por comportamentos abusivos no trabalho”, justificou o presidente do CAU/DF, arquiteto Daniel Mangabeira.

O assédio moral está presente no ambiente de trabalho – seja no setor público e/ou privado – mais do que se imagina. Difícil de ser identificado pelo empregador, a conduta abusiva é prejudicial tanto para a saúde física quanto psíquica do(a) trabalhador(a), independente do grau de hierarquia que ocupa. Geralmente, quem pratica o assédio expõe as pessoas a situações de humilhação, constrangimento, intimidação, agressividade, ironia ou menosprezo, o que causa sofrimento e interfere negativamente na vida profissional, social e íntima de quem é assediado(a).

Ouvidoria

Estreitar o relacionamento com os colaboradores e com a sociedade é a proposta do Conselho ao criar, após aprovação dos conselheiros durante a 82ª Reunião Plenária (24/9), um novo canal de comunicação: a Ouvidoria. Ela será responsável por receber críticas, sugestões e manifestações em geral sobre situações diversas, inclusive o assédio moral.

O papel de Ouvidor(a) no CAU/DF será desempenhado pela conselheira Júlia Teixeira Fernandes. “Nosso objetivo também é contribuir para que o ambiente de trabalho seja cada vez mais harmonioso e amigável, com reflexos positivos para a saúde de nossos trabalhadores e para a sua produtividade”, justificou o presidente do CAU/DF, arquiteto Daniel Mangabeira.


Legenda da foto: Colaboradores do CAU/DF participam de reunião sobre assédio moral no ambiente de trabalho

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

15/12/2024

Dia 15 de dezembro: Arquitetos e urbanistas transformam cidades e vidas

Destaque

13/12/2024

Nota Pública Conjunta do CAU/DF e CRESS/DF

Destaque

02/12/2024

1º Congresso Brasiliense de Arquitetura e Urbanismo e 12º Encontro CAU/DF

Destaque

30/11/2024

Parabéns, Cruzeiro, por seus 65 anos!