Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

18/01/2019ㅤ Publicado às 08:44

Guia para arquitetos recém-formados que querem trabalhar em escritórios de forma autônoma

Ansiedade, medo e insegurança são sentimentos comuns a qualquer profissional que acaba de se formar no curso superior. Com arquitetos e urbanistas não poderia ser diferente. Geralmente, as aflições surgem quando o bacharel se depara com um mercado de trabalho altamente competitivo, mas, ao mesmo tempo, repleto de oportunidades.

Com a proposta de apontar os caminhos possíveis para enfrentar os desafios da profissão, a arquiteta e urbanista brasiliense Serena Ferreira da Costa desenvolveu o Miniguia do Arquiteto Urbanista Recém-formado. A publicação é resultado de um ensaio teórico que ela fez ainda como estudante, com base em pesquisas realizadas com alunos, ex-alunos e professores da Universidade de Brasilia (FAU-UnB), além de entrevistas com arquitetos e urbanistas de escritórios parceiros.

O Miniguia foi apresentado à coordenadora da Comissão de Ensino e Formação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF, arq. urb. Gabriela de Souza Tenorio, no final de 2018, quando ainda estava em fase de finalização e de financiamento coletivo (crowdfunding). Ao tomar conhecimento da riqueza do conteúdo gráfico-editorial e o quão útil seria para os novos arquitetos e urbanistas, o CAU/DF se prontificou a apoiar a iniciativa com a revisão de seu conteúdo editorial. A contribuição gerou uma versão impressa e personalizada do livro para o Conselho. “O Miniguia fala sobre o desenvolvimento de projeto desde a chegada do cliente ao escritório até insights do dia-a-dia dos profissionais. Traz também checklists e modelos básicos de documentos que são necessários e muito úteis no começo da profissão”, explicou a autora, arquiteta e urbanista Serena Ferreira da Costa.

Serena da Costa Ferreira, autora do Miniguia

Em média, cerca de 600 estudantes se formam todos os anos em Arquitetura e Urbanismo nas 13 instituições de ensino superior existentes somente no Distrito Federal. A grande maioria entra no mercado de trabalho com conhecimentos básicos sobre como montar o seu escritório ou como cobrar e registrar os serviços que realiza. “O Miniguia foi uma excelente aquisição, pois responde a questões relevantes e preocupações relacionadas à prática profissional, por meio de uma linguagem lúdica e fácil de assimilar. Além de orientar os recém-formados que pretendem trabalhar em escritório de Arquitetura e Urbanismo de forma autônoma, o livro torna-se também uma ótima referência de leitura para aqueles que estão retomando a carreira após algum tempo afastados”, afirmou a coordenadora da Comissão de Ensino e Formação (CEF-CAU/DF), arq. urb. Gabriela de Souza Tenorio.


Informações sobre o CAU

Publicação traz informações sobre o CAU/DF

Em sua primeira edição, o Miniguia do Arquiteto Urbanista Recém-formado traz um capítulo específico sobre prática profissional, com informações dedicadas ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo, tais como registro profissional e Registro de Responsabilidade Técnica (RRT). Seu conteúdo apresenta, ainda, as principais publicações elaboradas pelo CAU/DF que tratam do exercício profissional, tais como o Guia do Novo Arquiteto, Guia de Órgãos Públicos, Guia de RRT, Revista Coquetel, entre outras.

Todos esses materiais já estão disponíveis em sua versão online neste link. Alguns estão passando por atualização de seu conteúdo editorial e, em breve, estarão para acesso dos profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo. Já o Miniguia do Arquiteto Urbanista Recém-formado adquirido pelo CAU/DF está sendo distribuído gratuitamente aos recém-formados durante a cerimônia mensal de entrega das carteiras profissionais, realizada durante as Reuniões Plenárias do Conselho. A publicação poderá ser adquirida diretamente com a autora Serena Ferreira, por meio do Whatsapp: (61) 99336-2882. No entanto, as vendas estão sendo feitas apenas para o público de Brasília (DF) sob o valor de R$ 45,00* (quarenta e cinco reais).


(*) Valor pode ser alterado sem aviso prévio. 

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

15/12/2024

Dia 15 de dezembro: Arquitetos e urbanistas transformam cidades e vidas

Destaque

13/12/2024

Nota Pública Conjunta do CAU/DF e CRESS/DF

Destaque

02/12/2024

1º Congresso Brasiliense de Arquitetura e Urbanismo e 12º Encontro CAU/DF

Destaque

30/11/2024

Parabéns, Cruzeiro, por seus 65 anos!