Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

19/10/2017ㅤ Publicado às 18:56




O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal, arq. urb. Alberto de Faria, participou, na manhã desta quinta-feira (19/10), da solenidade de abertura do 2° Encontro de Urbanismo Colaborativo realizado pelo COURB, com patrocínio do CAU/DF. O evento acontece na sede da Fiocruz, no campus da Universidade de Brasília (UnB), até o dia 11 de outubro (confira a programação completa aqui). O conselheiro do CAU/DF, arq. urb. Igor Campos, também esteve presente nas atividades do primeiro dia de programação. “É uma honra poder participar de um evento sobre urbanismo colaborativo em um local cujo projeto arquitetônico surgiu de uma forma colaborativa, com a participação de diversos arquitetos e urbanistas, o qual eu coordenei os trabalhos e fui um dos autores”, disse o presidente do CAU/DF, arq. urb. Alberto de Faria durante a abertura.

Sobre a realização do 2° Encontro de Urbanismo Colaborativo, Alberto de Faria destacou a importância do envolvimento do CAU/DF em iniciativas que valorizem a participação dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo e de toda a sociedade em ações coletivas, cuja proposta é compartilhar ideias, ferramentas e métodos que resultem em espaços urbanos cada vez mais inclusivos e funcionais. “Ao patrocinarmos um evento desta relevância, o Conselho também está propondo uma ampla discussão e reflexão dos arquitetos e urbanistas e da própria sociedade sobre sua importância na projeção e na elaboração de centros urbanos que realmente atendam aos anseios de todos, como cidadãos e usuários”, frisou o presidente do CAU/DF.

O 2° Encontro de Urbanismo Colaborativo recebeu recursos financeiros do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal por meio de seu programa de patrocínio. “Eventos como esse ratificam o objetivo estratégico do conselho que é fomentar o acesso da sociedade à arquitetura e ao urbanismo”, afirmou Alberto de Faria.

Palestras

O primeiro dia de Encontro teve como convidados a jornalista Conceição Freitas e o arquiteto e urbanista da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), Luiz Eduardo Sarmento Araújo, que falaram sobre o tema “Brasília Para Mim”. Conceição Freitas destacou a diversidade socioeconômica e cultural que existe no Plano Piloto e nas regiões do Entorno, e como elas estão inseridas no contexto arquitetônico e urbanístico da cidade. Para ilustrar essa pluralidade e setorização populacional, Conceição Freitas apresentou um clipe de um brasiliense que fez uma paródia sobre as diferentes faces da sociedade brasiliense e como elas estão setorizadas no Distrito Federal (assista aqui).

Já o representante da Codhab, arq. urb. Luiz Eduardo Sarmento Araújo, destacou a taxa de ocupação no Distrito Federal e seu crescimento preocupante e constante. “Por ano, 45 mil pessoas surgem em Brasília e nós temos que apresentar soluções, principalmente em moradia e/ou habitação. O fato de se ter mais gente faz com que tenhamos que qualificar melhor os espaços urbanos”, disse Luiz Eduardo.

Para a plateia composta por estudantes e profissionais de Arquitetura e Urbanismo de outros Estados, Luiz Eduardo exemplificou o caso da comunidade Sol Nascente, onde a Codhab atuou com um projeto de assistência técnica para habitações de interesse social. “O governo estava acostumado a fazer habitações sociais em forma de grandes conjuntos. Ficamos um ano para aprovar o projeto do Sol Nascente e quando aprovamos, os terrenos estavam ocupados por moradores. Mas, com a pressão de técnicos e profissionais, conseguimos, aos poucos, mudar essa visão do Estado”, ilustrou Luiz Henrique.

VEJA GALERIA DE FOTOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque

02/11/2024

CAU/DF presta a sua homenagem no Dia de Finados (2/11)

Destaque

25/10/2024

Atenção: não haverá atendimento presencial nesta sexta-feira (25/10). Consulte nossos canais de comunicação!

Destaque

25/10/2024

Nota de Pesar: Vladimir Carvalho

Destaque

25/10/2024

Resoluções em debate no II Encontro Temático das CEPs