Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

23/12/2021ㅤ Publicado às 12:09

Levantamento do CAU Brasil inclui inédito perfil racial e de pessoas com deficiências.

II Censo das Arquitetas e Arquitetos e Urbanistas do Brasil, realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, cujos resultados estão sendo divulgados nesta quarta-feira (22/12), contém um dado inédito: a inclusão do perfil racial dos profissionais. O censo revela que entre os 41.897 profissionais ouvidos 22% se identificam com a cor ou raça negra, somando-se 18% de parda com 4% de preta.

Entre outros informações, a enquete também constatou que a maioria dos arquitetos e urbanistas no Brasil é composta por jovens com grande interesse por atividades de atualização e formação profissional. A idade média é de 35 anos. Eles gostam da profissão que exercem e acreditam que o mercado pode crescer mais nos próximos anos.

No entanto, 79% acreditam que a baixa valorização da profissão é um obstáculo para o seu exercício. Praticamente dobrou, em comparação aos dados do I Censo (2012), a quantidade de profissionais insatisfeitos com sua remuneração e uma parcela alta (35%) não tem acesso ao mercado de trabalho.

As 45 perguntas do questionário eram do modelo múltipla escolha e possibilitaram coletar informações sobre idade, gênero, raça, deficiências (físicas, mentais, intelectuais ou sensoriais), faixa de rendimento médio, escolaridade/formação e principais obstáculos no exercício da profissão de arquitetura e urbanismo.

As respostas do II Censo foram dadas por meio dos acessos pessoais dos profissionais ao Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU). O levantamento foi conduzido pelo CAU Brasil e seus resultados foram tabulados pelo Instituto DataFolha. A forma de consulta pública dos dados é inovadora em relação ao censo anterior, pois foi desenvolvida uma nova plataforma. Um painel visual (“dashboard”) interativo centraliza os resultados e permite cruzar as informações da base de dados de acordo com o interesse de quem fizer a pesquisa. CLIQUE AQUI para acessá-lo. 

Confira mais detalhes no site do CAU/BR clicando AQUI.

Fonte: CAU/BR.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.