Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

20/02/2019ㅤ Publicado às 14:02

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF recebeu, recentemente, questionamentos de arquitetos e urbanistas, bem como de empresas do segmento, sobre ação realizada por empresa licenciada dos softwares SketchUp, ZWCad, Adobe e V-Ray no Brasil. A mesma tem cobrado a regularização financeira pelo uso indevido do software SketchUp por pessoas físicas e jurídicas no Distrito Federal e no resto do país.

O software já teve sua versão gratuita quando pertenceu à Google, no entanto, há algum tempo foi comprado pela Trimble e vendido no Brasil pela TotalCad. A mudança chegou a ser comunicada pela empresa, apesar do prazo de regularização ter sido considerado curto por muitos usuários.

O CAU/DF alerta os arquitetos e urbanistas e empresas de Arquitetura e Urbanismo sobre a importância de regularização do uso desses e de outros softwares em seus aparelhos eletrônicos (PC, notebooks, smartphones e tablets), sejam eles utilizados em casa ou no ambiente de trabalho. O Conselho repudia a pirataria e condena o uso de qualquer produto pirata por profissional ou empresa, e aproveita para lembrar que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) possui alguns convênios vigentes, que garantem descontos e outros benefícios na aquisição de softwares licenciados.

O CAU/DF analisará os relatos dos profissionais e verificará os procedimentos adotados pela empresa cobradora, para entender se há abuso, e avaliar a possibilidade de pedido de encerramento do(s) convênio(s) firmado(s) com o CAU/BR.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

15/12/2024

Dia 15 de dezembro: Arquitetos e urbanistas transformam cidades e vidas

Destaque

13/12/2024

Nota Pública Conjunta do CAU/DF e CRESS/DF

Destaque

02/12/2024

1º Congresso Brasiliense de Arquitetura e Urbanismo e 12º Encontro CAU/DF

Destaque

30/11/2024

Parabéns, Cruzeiro, por seus 65 anos!