Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

12/09/2017ㅤ Publicado às 11:49

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança… E criou Deus o homem
à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai
e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a.” (Bíblia – Gênesis 1: 26a, 27, 28a com destaques nosso).

Fui até o “coração” da Capital de São Paulo (região central – “centro antigo”), próximo de áreas como a Praça da Sé e a Rua 25 de Março, conversar com o Edifício Altino Arantes (“Banespão”) – no ínício de 2015. Alegre, ele me recebeu com um sorriso: – “faz tempo que não o vejo… Quando você trabalhava em São Paulo, próximo daqui, nos anos 80 (do século XX) – ali no viaduto Santa Efigênia -, nós nos víamos muitas vezes… Como está Brasília?”

Fui direto e perguntei (Eng. JRSenno): – “quem te fez “nascer” e te “criou”, Edifício Altino Arantes? Ah, posso te chamar de Banespão?”

Edifício Altino Arantes (Banespão) respondeu: – “pode me chamar sim de Banespão, pois é assim que mais me chamam. Quem me projetou, quem me fez nascer e crescer, quem melhor cuida da minha beleza e da minha saúde são os arquitetos e engenheiros. Meu pai (quem fez o meu projeto) foi o Engenheiro e Arquiteto Plínio Botelho do Amaral, mas foi adaptado pela construtora Camargo & Mesquita. Hoje… ” (embargou a voz e rolou algumas lágrimas).

Perguntei (Eng. JRSenno): – “você que está aqui desde 27 de junho de 1947, o que você viu daqui?”

Edifício Altino Arantes (Banespão) respondeu: – “vi São Paulo crescer… Vi engenheiros e arquitetos construírem esta gigantesca cidade… E sei que cada casa é um mundo, cada edíficio é um mundo, cada condomínio é um mundo, cada bairro é um mundo, e que a cidade é um mundo…”

Eng. JRSenno: – “e você sabia que no Estado de São Paulo são 645 cidades, ou seja, uma irmandade de 645 cidades. E no Brasil são 5570 cidades, todas diferentes entre si, com populações que varia de mais de 12 milhões de habitantes como São Paulo – a maior cidade do Brasil – até cidades pequenas com pouco menos de mil habitantes…”

Edifício Altino Arantes (Banespão): – “então posso afirmar, sem errar, que seus colegas de profissão – arquitetos e engenheiros – são os verdadeiros construtores deste País, de suas cidades, das suas construções, da possibilidade de vida nele… Os engenheiros e os arquitetos são os construtores de mundos!”


*Autor: engenheiro civil e de segurança do trabalho (e também avaliador e perito) José Roberto Senno – atual presidente da ANSEAF (Associação Nacional dos Servidores Públicos Engenheiros, Arquitetos Urbanistas e Engenheiros Agrônomos do Poder Executivo Federal) – é ainda engenheiro da Administração Pública Federal desde 11/março/1985.

Notas:

1 – Edifício Altino Arantes (Banespão). Construído a partir de 1939, está localizado no coração da cidade de São Paulo, próximo às ruas que no passado formavam o centro bancário do município: São Bento, XV de Novembro e Direita. Escolhido para sediar o Banco do Estado de São Paulo, o prédio demorou oito anos para ser finalizado. Foi Ademar de Barros, como governador eleito, que em 27 de junho de 1947 celebrou sua inauguração. São 161,22 metros de altura, 35 andares, 14 elevadores, 900 degraus e 1.119 janelas. Os números expressivos deram título ao Prédio do Banespa de maior construção de concreto armado do mundo nos anos de 1940 (por uma revista francesa, pois os demais prédios, incluindo o norte-americano Empire State Building, o maior do mundo na época, eram construções de estrutura metálica ou mistas de metal e concreto). Símbolo da era progressista que atraiu milhares de imigrantes e migrantes para a cidade, o Edifício Altino Arantes – nome que recebeu na década de 80 e mantém até hoje -, conhecido como Prédio do Banespa (também apelidado de Banespão), é uma atração imperdível para quem procura descobrir as proezas de São Paulo. Situado no ponto alto do centro velho (da cidade de São Paulo), a inspiração da arquitetura veio do famoso Empire State Building, em Nova York. Por quase 20 anos foi o prédio mais alto da cidade, identificado facilmente pelo seu logotipo luminoso. Mas o que garante ainda mais o seu sucesso é a torre. Sua altitude proporciona perspectivas impressionantes. Do alto do mirante, o raio de visão é de 360º e atinge 40 Km. De lá é possível ver a Serra do Mar, o Pico do Jaraguá, os prédios da Avenida Paulista e as principais construções do centro. O lugar é visitado mensalmente por cerca de 5 mil pessoas. O fascínio já começa pelo saguão, com o belíssimo lustre de cristal nacional em estilo decô-eclético, com 13 metros de altura, 10 mil peças de cristal e 1,5 tonelada, feito no formato do edifício. O Prédio do Banespa foi privatizado em 2000 (pelo Santander). A partir daí passou a abrigar um museu onde estão reunidos mais de 2 mil objetos que fazem parte da história de quase 100 anos de existência iniciados com cultura cafeeira do Brasil e que originou ali o Banco Hipotecário e Agrícola do Estado de São Paulo. A melhor forma de chegar é de metrô, pela estação São Bento da Linha Azul. Uso atual: escritórios, museu e mirante. Gestores: Banespa (1947-2000); Santander (2000-atualmente).

2 – História. Projeto. Após a sua fundação, (inicialmente sob o nome de Banco Banco de Crédito Hipotecário e Agrícola do Estado de São Paulo), o Banco do Estado de São Paulo passou por um período de grande expansão e necessitava de uma sede maior para seus negócios. O primeiro local escolhido para tal finalidade ficava na praça Ramos de Azevedo, local um pouco inadequado pois ficava distante do centro bancário da cidade, compreendido pelas ruas São Bento, Rua XV de Novembro, Direita e adjacentes. Decidida a mudar para a área de mais destaque econômico, a diretoria do banco faz um acordo com a Santa Casa de Misericórdia e compra mais alguns prédios ao redor, que seriam demolidos para dar início a construção do novo edifício-sede na Rua João Brícola. O projeto do novo edifício ficou por conta do engenheiro e arquiteto Plínio Botelho do Amaral, mas foi adaptado pela construtora Camargo & Mesquita pois queriam que o novo prédio fosse semelhante ao Empire State Building, em Nova Iorque. Fonte: Tatiane Ribeiro (11 de setembro de 2015). São Paulo Turismo, “Banespão”. Consultado em 18 de janeiro de 2016.

3 – O prédio teve seu nome mudado para “edifício Altino Arantes”, uma homenagem ao primeiro presidente brasileiro do banco, Altino Arantes Marques. Isso porque desde sua fundação, em 1909, até 1919, quando, – na gestão Altino Arantes – o Governo Estadual tornou-se seu acionista majoritário, o banco era controlado por acionistas franceses.