Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

03/04/2019ㅤ Publicado às 17:24

 

 

Nos 100 anos da Bauhaus – a escola de artes aplicadas que revolucionou o mundo do design – comemorados em abril, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF) pensa na sua relação com a arquitetura de Brasília.

O arquiteto Walter Gropius, diretor e autor do belo projeto da escola em Dessau, obra prima da arquitetura funcionalista europeia inaugurada em 1925,  deixou ecos de seus caros preceitos na arquitetura da Capital Federal de 1960. Exemplo disso são os edifícios idênticos na Esplanada dos Ministérios e as sólidas e cúbicas soluções dos blocos das superquadras residenciais e comerciais.

Niemeyer primou por suas poéticas curvas nos palácios e edifícios singulares da capital, mas fez uso da repetição ou padronização de elementos, na racionalização de fachadas e no uso de estruturas metálicas no processo construtivo. Além do uso de cores neutras, estruturas geométricas elementares e projetos pensados para o coletivo. Obviamente são conceitos compartilhados pela arquitetura moderna onde o mestre Corbusier tem um protagonismo indiscutível.

E você, consegue visualizar influências da Escola de Bauhaus na arquitetura de Brasília? Deixe aqui o seu comentário.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

15/12/2024

Dia 15 de dezembro: Arquitetos e urbanistas transformam cidades e vidas

Destaque

13/12/2024

Nota Pública Conjunta do CAU/DF e CRESS/DF

Destaque

02/12/2024

1º Congresso Brasiliense de Arquitetura e Urbanismo e 12º Encontro CAU/DF

Destaque

30/11/2024

Parabéns, Cruzeiro, por seus 65 anos!