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08/07/2019ㅤ Publicado às 12:24




Conselho faz retrospectiva das principais ações nesse período inicial de gestão

Já se passaram 18 meses desde a posse dos conselheiros da atual gestão do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF, em 1° de janeiro de 2018. Diante disso, a autarquia federal fez um balanço de sua administração para informar aos arquitetos e urbanistas e à sociedade em geral sobre as principais ações realizadas até então.

A retrospectiva chegou a ser apresentada pelo presidente Daniel Mangabeira, durante evento recente realizado pelo CAU/DF, onde foram listadas as principais atividades idealizadas e executadas pelas Comissões Permanentes e Temporárias, pelo Conselho Diretor, bem como pelos funcionários da autarquia e prestadores de serviços. “Foi um começo difícil a todos, pois envolveu adaptações tanto da maioria dos conselheiros com relação ao ‘modus operandi’ de um ente da Administração Pública, quanto dos funcionários que tiveram que se adaptar a uma nova gestão”, afirmou o presidente do CAU/DF, arq. Daniel Mangabeira.

Passados os ajustes, a simbiose entre Plenário e corpo funcional gerou iniciativas e resultados que repercutiram positivamente. Mais eventos técnicos foram realizados pelo CAU/DF em parceria com o Governo do Distrito Federal, empresas públicas e privadas, como o Sebrae-DF. Ações de valorização à profissão ganharam evidência, com destaque para a conquista de retificações em editais de concursos públicos locais e nacionais que não cumpriam o piso salarial da categoria. Além disso, acordos de cooperação técnica também foram firmados, como o estabelecido com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA-DF), a fim de intensificar as ações de fiscalização do exercício profissional.

Com foco na valoração profissional, o CAU/DF intensificou sua aproximação com o meio acadêmico, com a proposta de que a autarquia fosse percebida por estudantes, professores e coordenadores como uma ‘casa’ em que eles se sentissem à vontade para opinar, contribuir e disseminar boas práticas. Assim, criou um espaço de Pesquisa Acadêmica em seu site institucional para divulgar trabalhos na área de Arquitetura e Urbanismo; realizou eventos para discutir sobre Ensino à Distância (EAD) e sobre as demandas das universidades e faculdades registradas no Distrito Federal; abriu espaço em sua Reunião Plenária para receber os recém-graduados em solenidade de entrega de suas carteiras profissionais, e, por fim, lançou o Mini Guia do Arquiteto Urbanista Recém-formado – publicação da arquiteta Serena da Costa Ferreira, em parceria com o CAU/DF.

“Buscamos oferecer ao nosso público-alvo oportunidades de aprimorar os seus conhecimentos técnicos e, consequentemente, o desempenho da profissão, mostrando a importância do registro, do pagamento da anuidade, do registro dos RRTs – que irão compor o seu acervo técnico –, enfim, gerar motivos para que arquitetos e urbanistas, mas a sociedade de uma maneira geral, tenha orgulho e confiança no CAU/DF”, justificou o presidente do CAU/DF, arq. Daniel Mangabeira.

Neste link, acesse um breve histórico dos 18 meses de gestão do CAU/DF.

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