Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

04/06/2020ㅤ Publicado às 16:12

O CAU/DF retoma a sua série de Protocolos, desta vez, abordando um dos temas que tem motivado diversas denúncias junto ao Conselho: a divulgação on-line de arquitetura.

A pandemia e o distanciamento social fizeram com que arquitetos e urbanistas reinventassem a forma de lidar com seus clientes e a comercializar os seus serviços e produtos, transformando a rede em uma grande aliada na divulgação dos negócios. Mas antes de oferecer um produto ou serviço em Arquitetura e Urbanismo na internet, é imprescindível ter habilitação profissional e o devido registro profissional no Conselho. Isso serve tanto para pessoa física quanto jurídica. Se for escritório, este tem que ter um arquiteto e urbanista como responsável técnico para poder atuar. Clique na imagem para ampliá-la.

A seguir, listamos algumas orientações sobre como divulgar corretamente seus serviços na internet sem ferir o Código de Ética e Disciplina do CAU e/ou a legislação que rege a profissão:

PROTOCOLO DE DIVULGAÇÃO ON-LINE DE ARQUITETURA

  1. Não ofereça serviços em arquitetura e urbanismo se não está habilitado profissional e tecnicamente para realizá-los. Além da graduação completa em arquitetura e urbanismo é obrigatório o registro no CAU para o exercício da profissão.
  2. Tenha registro ativo no CAU e esteja em dia com as suas obrigações junto ao Conselho. A falta de um deles configura em exercício ilegal da profissão.
  3. Não indique compra em uma determinada loja ou fornecedor com a finalidade de receber vantagens por sua indicação ou futura venda. Isso pode configurar Reserva Técnica (RT) o que, além de ilegal, é antiético e passível de penalidades.
  4. Não subvalorize o seu trabalho. Estipular um valor pelo metro quadrado muito abaixo do que é praticado no mercado vai contra às práticas da livre concorrência e deprecia o seu trabalho. A Tabela de Honorários é a referência do CAU que auxilia a balizar o valor dos seus serviços técnicos. Ela está disponível AQUI para te auxiliar.
  5. Não venda “fórmulas prontas”, principalmente no que diz respeito à elaboração de projetos arquitetônicos. Conheça o cliente e suas necessidades. Faça um levantamento técnico com base nessas demandas e no que se pretende construir ou reformar. Assim, você irá obter a solução mais adequada ao seu cliente, gerando satisfação do início ao fim do projeto.
  6. Divulgar que o serviço arquitetônico e urbanístico que você oferece não será registrado junto ao Conselho, com a finalidade de barateá-lo ao cliente, é errado e ilegal! Além disso, o registro é para a sua segurança como profissional, pois você comprova a autoria do projeto, conferindo maior credibilidade ao seu portifólio.
  7. Não incentive a autoconstrução ou a autorreforma. A maioria dos serviços, até mesmo os mais simples, precisam de um profissional habilitado técnica e profissionalmente para ser realizado. Ofereça os seus serviços ao invés de ensinar terceiros a realizá-los.
  8. Ao divulgar em seu perfil nas redes sociais, a imagem de um ou mais projetos de terceiros como “inspiração” a seus clientes, lembre-se sempre de indicar a autoria do projeto em seu texto. Não citá-la pode levar a suposições de que o projeto é seu e isso configura infração aos Direitos Autoriais do(a) real autor(a) daquele projeto.
  9. Evite promover-se como empresa ou escritório quando não houver pessoa jurídica constituída. Muitas reclamações surgem no momento em que clientes descobrem que não existem realmente uma empresa por trás dos serviços ofertados.
  10. Se ainda assim com essas dicas você ainda estiver com dúvida em como divulgar os seus serviços, utilize os Canais de Atendimento do CAU/DF para saná-las, antes de fazer a sua divulgação na internet.

VEJA OS OUTROS PROTOCOLOS AQUI.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque

15/12/2024

Dia 15 de dezembro: Arquitetos e urbanistas transformam cidades e vidas

Destaque

13/12/2024

Nota Pública Conjunta do CAU/DF e CRESS/DF

Destaque

02/12/2024

1º Congresso Brasiliense de Arquitetura e Urbanismo e 12º Encontro CAU/DF

Destaque

30/11/2024

Parabéns, Cruzeiro, por seus 65 anos!