Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

24/08/2012ㅤ Publicado às 15:05




O conselheiro do CAU/DF, arquiteto Ricardo Meira, participou do coquetel de abertura da Mostra de Arquitetura 2012, realizada no shopping Casa Park, às 10h. O evento é realizado, todos os anos, pelo Sindicato de Arquitetos do Distrito Federal (Sinarq-DF) e reúne trabalhos finais de alunos formandos dos cursos das principais instituições de ensino superior da cidade.

Em sua quinta edição, a Mostra apresentou trabalhos criativos e funcionais, como a Escola de Fotografia – projeto de autoria do formando da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paulista (Unip), Wilson Romão Bento Júnior, cujo orientador foi Ricardo Meira. “Trata-se de uma oportunidade única para reforçar o compromisso do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, em seu primeiro ano de atividades, com esses jovens profissionais. Os projetos aqui expostos demonstram a excelência dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo de nossa cidade”, frisou Ricardo.

Para o autor Wilson Romão, a ideia de criar uma Escola de Fotografia surgiu a partir de uma necessidade pessoal. “Como fotógrafo, sinto uma dificuldade de encontrar espaços para as pessoas estudarem a fotografia, expô-la e discuti-la. Busquei criar um espaço que abrigasse a fotografia em todas as suas manifestações: ensino, prática e exposição. O ponto principal desse projeto foi criar ângulos diferentes da cidade, utilizando recursos de urbanismo, valorizar a vista livre que o projeto proporciona para o Lago Paranoá, além de espaços abertos para a confraternização”, definiu Romão.

O conceito do projeto se baseou na percepção de uma lente grande objetiva de uma máquina fotográfica voltada para a cidade. Segundo o autor, o público que circularia pelo local teria a sensação de estar dentro de uma câmera fotográfica, vendo a cidade pelos diversos ângulos criados pelos vários mirantes que fazem parte da concepção arquitetônica. O espaço conta com um auditório, cafeteria, subsolo com garagem, cobertura, vitrais, espelhos d´água, praça, entre outros diferenciais. “Podemos verificar nessa Mostra a diversidade de projetos e a possibilidade do que o profissional pode fazer, além de valorizar o jovem arquiteto”, resume Elza Kunze Bastos, coordenadora do Sinarq-DF.

Iniciativa

Coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo das instituições de ensino participantes da Mostra elogiaram a iniciativa. “É louvável, pois valoriza a profissão, estimula os jovens e os professores em especial, a atingirem níveis mais elevados. Ensinar é uma forma notável de aprender. É uma troca de experiências de compartilhar opiniões e aprendizado”, finaliza o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Uniceub, José Galbinski.

A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unieuro, Miriam Pereira Nardelli, também elogiou a iniciativa. “A gente se encanta com o potencial, o trabalho e a seriedade dos estudantes. Isso nos deixa muito feliz ao saber que participamos um pouquinho dessa construção”, resume.

Conforme antecipa o coordenador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UNIPLAN, Carlos Limaverde, “a partir do dia 31 de agosto, a Mostra será transferida para o nosso campus em Águas Claras, onde ficará por dez dias.”.

VEJA GALERIA DE FOTOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque

02/11/2024

CAU/DF presta a sua homenagem no Dia de Finados (2/11)

Destaque

25/10/2024

Atenção: não haverá atendimento presencial nesta sexta-feira (25/10). Consulte nossos canais de comunicação!

Destaque

25/10/2024

Nota de Pesar: Vladimir Carvalho

Destaque

25/10/2024

Resoluções em debate no II Encontro Temático das CEPs