Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

01/08/2024ㅤ Publicado às 16:31

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) lançou os Cadernos de Políticas Afirmativas, durante o 4º Seminário Mulher, Cidade e Arquitetura, nesta quarta-feira (31/7). O evento ocorreu na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB) e promoveu a valorização, a pluralidade, a inclusão e a equidade na prática profissional.

Na mesa de abertura, o presidente do CAU/DF, arq. urb. Ricardo Meira, representou a vice-presidente do Conselho, arq. urb. Renata Seabra. Ele destacou a transformação da participação feminina na profissão ao longo dos anos, tendo como referência a própria autarquia federal. “Participei de quatro das cinco gestões do Conselho e, no início, tínhamos apenas duas conselheiras. Dos cinco ex-presidentes até hoje, tivemos apenas uma mulher. Mas, vemos o papel do CAU na aceleração dessas mudanças, como as políticas afirmativas na montagem das chapas das últimas Eleições nos Estados. A paridade de gêneros no DF foi um dos critérios para a formação do atual Plenário”, afirmou Ricardo Meira. Segundo ele, essa transformação gradual precisa ter reflexos no mercado de trabalho que ainda é machista. “A produção arquitetônica feminina precisa ser valorizada e ter uma maior projeção. Nós, do CAU/DF, nos comprometemos a acelerar esse processo”, afirmou Ricardo Meira.

Os Cadernos são resultados de articulações de conselheiras, empregadas e convidadas que atuaram no âmbito da Comissão Especial de Políticas Afirmativas (CPA) e das comissões temporárias do CAU/BR, debatendo temas como raça, diversidade e políticas de equidade de gênero.

Assista ao lançamento no canal do CAU Brasil no Youtube.

GALERIA DE FOTOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque

02/11/2024

CAU/DF presta a sua homenagem no Dia de Finados (2/11)

Destaque

31/10/2024

31 de outubro: Dia Mundial das Cidades

Destaque

28/10/2024

28 de outubro: Dia do(a) Servidor(a) Público(a)

Destaque

25/10/2024

Nota Pública: CAU/DF se manifesta sobre retrofit no antigo edifício-sede do Banco do Brasil