Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

01/07/2019ㅤ Publicado às 17:22




Evento trouxe escritórios de São Paulo para falar de Arquitetura de Interiores

A participação significante do público no 1° Ciclo de Palestras de Arquitetura de Interiores – realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal, no último dia 26 de junho, no Centro Cultural TCU –, confirmou a premissa de que o Distrito Federal é o ente da federação, em termos de proporcionalidade de arquitetos e urbanistas registrados, que mais emite Registro de Responsabilidade Técnica em Arquitetura de Interiores. Em 2018, foram 2.679 RRTs de Projeto de Arquitetura de Interiores (Projeto de Arquitetura, Reforma de Interiores e Mobiliário) registrados. Já em 2019, no período de 1° a 25 de junho, já haviam sido emitidos 1.352 RRTs. “Este evento é uma resposta do CAU/DF a este mercado que tem expressiva participação no desenvolvimento da Arquitetura e da economia locais”, frisou o presidente do CAU/DF, arq. Daniel Mangabeira.

Mais de 400 pessoas – profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo e de Design de Interiores – puderam conferir as palestras de três escritórios de destaque no setor: Peach Arquitetura e Design, Nildo José Arquitetura e Estúdio Penha, representados por Gabriela Müller; Nildo José; Verônica Molina e Victor Penha, respectivamente. O evento iniciou pelas palavras de Rommel Dias Marques Brandão, da Secretaria de Infraestrutura Urbana do Tribunal de Contas da União (TCU). O técnico enfatizou a importância e o respeito à valoração do projeto de qualidade, como uma ferramenta essencial a ser entregue à população. Em seguida, a conservadora Nathália Reys destacou a importância de um espaço público como o Centro Cultural TCU, projetado por arquitetos e urbanistas, dotado de mobiliários de grande importância cultural e histórica.

Já o presidente do CAU/DF, arq. Daniel Mangabeira, aproveitou a ocasião para fazer um balanço dos 18 meses de gestão, ressaltando os eventos realizados e apoiados pela autarquia, bem como as principais ações adotadas, como os acordos de cooperação técnica firmados.

VEJA A APRESENTAÇÃO.

O 1° Ciclo de Palestras de Arquitetura e Urbanismo contou com o apoio do Instituto Serzedêllo Corrêa, do Tribunal de Contas da União, do Grupo Top Decor e do Metropolitano – Núcleo de Arquitetura e Design. “Parabenizo o CAU/DF pela iniciativa das palestras e registro que estamos muito felizes em apoiar eventos como este, onde se difunde conhecimento acerca da Arquitetura de Interiores e se propaga oportunidade na formação dos arquitetos”, frisou o diretor do Grupo Top Decor, Marcelo Coimbra.

Por sua vez, a representante do Metropolitano, Regional de Brasília, arq. urb. Juliana Visinheski, agradeceu a participação do grupo no Ciclo de Palestras realizado pelo CAU/DF e convidou a plateia para o Primeiro Troféu Metropolitano. A iniciativa premia projetos executados no Brasil todo, em cinco categorias: Residencial; Residencial em Otimização de Pequenos Espaços; Comercial/Corporativo; Comercial/Corporativo em Otimização de Pequenos Espaços, e Sustentabilidade. Na seletiva nacional, os projetos serão avaliados por um júri composto por um seleto corpo de profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente que farão uma avaliação de uma série de pré-requisitos estipulados.

Como prêmio, será publicado um Anuário com os cinco projetos vencedores, sendo um por categoria. “É uma honra poder participar do Ciclo de Palestras do CAU/DF. Aproveito para convidar a todos para o Troféu Metropolitano que é voltado para vocês, arquitetos e designers”, agradeceu, durante o evento, a arq. urb. Juliana Visinhesky.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O PRÊMIO

Palestras

O alto nível técnico dos projetos apresentados nas palestras e a simpatia dos palestrantes contagiou os participantes do 1° Ciclo de Palestras de Arquitetura de Interiores, que elogiaram o evento nas redes sociais do CAU/DF (@caudfoficial no Instagram e www.facebook.com/CAUDF).

A arq. urb. Gabriela Müller, da Peach Arquitetura e Design, foi a primeira palestrante. Inicialmente, explorou o universo dos projetos comerciais e residenciais que executou com sua equipe em São Paulo e no Distrito Federal. Além disso, citou sua participação na CasaCor Brasília com projeto inspirado no Pavilhão da Alemanha idealizado para a Feira Universal de Barcelona, de autoria do arquiteto Mies Van Der Rohe.

O segundo palestrante da noite, o arq. urb. Nildo José, destacou a leveza dos projetos de seu escritório paulista – Nildo José Arquitetura – e a importância de se levar em consideração a memória afetiva dos seus clientes na hora de executar uma ideia. Para ele, a conjunção de três fatores (identidade, poesia e arquitetura) gera a linguagem necessária para a elaboração de seus projetos.

Por sua vez, o Estúdio Penha – representado pelos arquitetos e urbanistas Victor Penha e Verônica Molina – iniciou sua apresentação com o conto em que a protagonista era uma cadeira que havia sido descartada no lixo por estar em estado deplorável. No entanto, o mobiliário se encaixou perfeitamente em um projeto residencial por estar, justamente, nessas condições. “É questão de atitude; é filosofia e como isso se traduz em Arquitetura”, justificou os palestrantes. 

O casal apresentou projetos que preservaram a memória do lugar e o significado do tempo, valorizando o existente e a luz natural dos ambientes. Destacou, ainda, a importância em se aproveitar as referências do passado, atualizando-as para o momento atual, como é o caso do projeto do Restaurante SEEN, no topo do hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo.

O 1° Ciclo de Palestras de Arquitetura de Interiores encerrou com um bate-papo entre os três escritórios, mediado pelo arquiteto Daniel Mangabeira, e com a participação da plateia.

A segunda edição do Ciclo já tem data, local e horário marcados: próximo dia 18 de setembro, às 18h30, no Centro Cultural TCU. Assim que os escritórios convidados forem confirmados, o evento será divulgado pelo CAU/DF em seus veículos de comunicação institucional. Aguardem!

[Best_Wordpress_Gallery id=”88″ gal_title=”1° Ciclo de Palestra de Arquitetura de Interiores – 26.6.2019″]

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

02/11/2024

CAU/DF presta a sua homenagem no Dia de Finados (2/11)

Destaque

31/10/2024

31 de outubro: Dia Mundial das Cidades

Destaque

28/10/2024

28 de outubro: Dia do(a) Servidor(a) Público(a)

Destaque

25/10/2024

Nota Pública: CAU/DF se manifesta sobre retrofit no antigo edifício-sede do Banco do Brasil