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18/12/2020ㅤ Publicado às 17:48

Em um momento histórico, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF inaugurou oficialmente sua nova sede na Asa Norte para receber os atuais e os novos Conselheiros Titulares e Suplentes que assumirão o mandato na autarquia federal de 1° de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2023. A solenidade ocorreu de maneira semipresencial durante a centésima oitava e última Reunião Plenária desta gestão, com a presença de colaboradores, do ex-presidente do CAU/DF por duas gestões (2012-2014 e 2015-2017) arquiteto e urbanista Alberto Alves de Faria, e da Secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Chaves de Mendonça. “Agradeço ao CAU por iniciativas que valorizam o turismo em nossa Capital, como tem sido o Selo CAU/DF – Arquitetura e Brasília”, discursou brevemente a Secretária, Vanessa Mendonça.

A Plenária prosseguiu com um breve balanço das atividades e agradecimentos de coordenadores das Comissões Permanentes e Temporárias. “Encerramos o ano com dois desafios que ficarão para a próxima gestão, mas cujos trabalhos estão bem adiantados. É o caso do Plano de Cargos e Salários dos colaboradores do CAU e a inadimplência no pagamento das anuidades”, afirmou o coordenador da Comissão Permanente de Administração (CAF), Planejamento e Finanças, João Accioly.

O coordenador da Comissão Permanente de Ética e Disciplina – CED, Antônio Menezes Júnior, também fez seu resumo. “Temos um volume de processos bem significativos para análise da Comissão, mas apenas um para exame de admissibilidade. Todos os demais estão com atos de diligência preparados pela análise da Assessoria Jurídica. O passivo é grande, mas os relatos estão muito bem fundamentados”, informou Antonio Menezes Júnior.

O coordenador da Comissão Permanente de Exercício Profissional – CEP, Rogério Markiewicz, também fez uma retrospectiva do setor. Eleito como Conselheiro Federal Suplente para a próxima gestão, o arquiteto e urbanista previu “É dar continuidade ao trabalho que eu já estava fazendo há seis anos, desde quando fui convidado pelo então presidente Alberto para participar do Conselho. Mas, agora, com novos conhecimentos, com renovação. Agradeço à equipe de Fiscalização que contribuiu para que eu transmitisse a importância da CEP para a todos; pelo seu histórico e entendimentos”, finalizou Rogério Markiewicz.

A coordenadora da Comissão de Ensino e Formação – CEF, Gabriela Tenorio, apontou as principais atividades e conquistas como o 1° Prêmio TCC e as três edições do evento As Escolas de Arquitetura e Urbanismo e o CAU/DF. “Foram momentos de aproximação e de troca de experiências com as Instituições de Ensino Superior muito ricas, que ficarão marcadas na história do CAU, um legado para a próxima gestão”, afirmou Gabriela Tenorio.

Os coordenadores das Comissões Temporárias do CAU/DF também se manifestaram. O coordenador da Comissão de Patrimônio, Pedro Grilo, reeleito, falou da iniciativa mais recente da Comissão, o Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília. “Descobrimos nessa pesquisa de maio a dezembro, que indicamos 2% dos 1.500 prédios de Superquadras analisados, avaliando 33 critérios em cada um deles. Mas além do trabalho, o mais importante foi a aceitação das prefeituras das quadras, dos moradores, zeladores e aqueles que convivem com esses edifícios; da busca pelo Conselho para que novas intervenções sejam feitas nessas edificações visando receber o Selo também. Só tenho a dizer que isso é só o começo. Teremos que unir esforços para termos mais braço e, assim, podermos fazer mais. Que o Selo chegue em todo o Distrito Federal e em todas as tipologias, desde que não monumentais”, antecipou Pedro Grilo.

Sobre a Comissão Temporária de Assistência Técnica e Política Urbana, a integrante Letícia Miguel Teixeira abordou a importância da JATHIS e agradeceu aos técnicos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) que sempre estiverem presentes nas oficinas de capacitação da Jornada. “Temos seguido a uma recomendação de se investir em ATHIS (o CAU destina um percentual do seu orçamento para isso) e democratizar o acesso à arquitetura a toda a população do DF é primordial”, finalizou Letícia Teixeira.

Já o coordenador da Comissão Temporária Brasília 60 Anos, André Velloso, citou as dificuldades em se realizar eventos num período de distanciamento social em razão da pandemia do Coronavírus, mas que o Conselho conseguiu se adaptar. Citou o 8° Encontro CAU/DF, realizado em novembro deste ano, como exemplo dessa adaptação. “Conseguimos fazer um evento totalmente virtual e que teve uma adesão gigantesca de todos, além da grande visibilidade. Por outro lado, não conseguimos realizar todos os eventos que havíamos planejado para as comemorações dos 60 anos de Brasília”, revelou André Velloso.

A Comissão Temporária de Harmonização também apresentou um balanço de suas atividades e reforçou o espaço conquistado ao longo desses três anos junto ao poder público e político distritais. “A relação que o CAU/DF tem de bastidores com a esfera política de Brasilia abriu muitas portas para nós. Somos procurados pelos parlamentares e pela mídia, por exemplo, para opinarmos sobre questões importantes para o desenvolvimento da nossa cidade. A boa política nos elevou a um patamar de maior respeito do que já tínhamos. É um processo de construção que precisamos fortalecer”, afirmou o coordenador Luis Fernando Zeferino, eleito Conselheiro Titular para a gestão de 2021-2023.

O Conselheiro Federal Raul Gradim, por sua vez, reforçou a importância do trabalho conjunto e complementar de titulares e suplentes na representatividade distrital junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). Destacou, ainda, a ampliação do diálogo com as entidades distritais de arquitetura e urbanismo, representadas no CEAU-DF. “Conseguimos fechar esse ano de uma forma emblemática. Rompemos barreiras que existiam ao falarmos com os(as) arquitetos(as) e passamos a conversar mais e melhor com as entidades e com a sociedade”, encerrou Raul Gradim ao citar iniciativas como o seminários com as IES e, mais recentemente, com o Selo CAU/DF.

Para encerrar, o atual Conselheiro Suplente João Dantas, falou em nome dos demais, enfatizando a experiência enriquecedora dos trabalhos nas Comissões que participou nesta gestão, afirmando ser um trabalho árduo, mas muito gratificante. “O compromisso diário somado à participação efetiva de cada um de nós em debates e ações que fomentem a produção arquitetônica de qualidade – quer seja na atuação titular ou de suplência – é fundamental para que o Conselho continue apresentando os resultados almejados pela nossa categoria profissional”, encerrou João Dantas.

Posse de Conselheiros

O Plenário do CAU/DF encerrou suas atividades da gestão empossando os novos Conselheiros Titulares e Suplentes presentes na solenidade virtual e presencial. Antes, o presidente Daniel Mangabeira homenageou os representantes atuais com a entrega de um Certificado em agradecimento aos serviços prestados de maneira voluntária. Logo em seguida, chamou os novos integrantes um a um para receber o Diploma e o Termo de Posse.

O presidente Daniel Mangabeira encerrou a 108ª Reunião Plenária e a Solenidade de Posse com um breve e emocionado discurso sobre os três anos à frente da autarquia federal. Destacou as dificuldades do serviço público, mas também agradeceu a cada um dos colaboradores, prestadores de serviços e conselheiros do CAU/DF que fizeram parte de sua gestão (2018-2020), destacando o aprendizado obtido com cada um deles. “O CAU foi minha prioridade. Não será mais. Estes foram três anos de maiores mudanças na minha maneira de enxergar a vida e as pessoas. Tentei sempre me colocar na posição do outro para criar empatia, para aprender, ensinar, perdoar e agradecer. E acho que consegui“, finalizou Daniel Mangabeira.

GALERIA DE FOTOS – Imagens: Erivelton Viana

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