Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

07/11/2017ㅤ Publicado às 19:20

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF lançou, nesta terça-feira (7/11), uma série de folderes para consulta on-line de arquitetos e urbanistas e da sociedade em geral, sobre temas que envolvem o exercício da profissão. O destaque é o “Guia de Órgãos Públicos – Orientações para Arquitetos e Urbanistas”, o qual define e esclarece as atribuições de órgãos públicos que interferem diretamente no trabalho dos arquitetos e urbanistas, seja na elaboração seja na aprovação de projetos arquitetônicos e urbanísticos nas esferas das Administrações Regionais, Agefis, Anvisa, Corpo de Bombeiros, Segeth, entre outros.

Na mesma linha de esclarecer sobre as atividades realizadas por cada instituição e/ou entidade, o CAU/DF lança o “Guia de Entidades de Arquitetura e Urbanismo – Orientações para Profissionais e a Sociedade”. O material inédito apresenta ao público o Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CEAU-DF) e explica as competências de cada instituição que o compõe: Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas – ABAP, Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo – ABEA, Associação ddas Empresas de Arquitetura e Urbanismo de Brasília – Aearq, Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento Distrito Federal (IAB-DF), Sindicato dos Arquitetos do Distrito Federal – Sinarq-DF, e Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e urbanismo do Brasil – Regional Centro (Fenea). O guia aborda as responsabilidades de cada uma das entidades citadas e esclarece profissionais da arquitetura e do urbanismo, além do público em geral, sobre as suas competências.

Elaboração do material

A partir de um levantamento feito por suas gerências de Fiscalização, Técnica e de Atendimento, o CAU/DF pôde reunir as dúvidas mais frequentes dos profissionais e do público em geral em formato de Guias Orientativos, a fim de esclarecer assuntos que envolvem o exercício profissional da arquitetura e do urbanismo e que, para o público em geral, ainda são fatores de questionamentos. Nessa linha, o conteúdo foi apresentado em formato de Perguntas e Respostas, de fácil entendimento e de rápida assimilação pelo leitor – o que já vinha sendo adotado pelo Conselho nas primeiras edições dos folderes lançadas em 2014.

Além dos dois Guias Orientativos inéditos, alguns materiais ganharam uma segunda edição, com legislação atualizada e conteúdo mais abrangente. É o caso do “Guia para Síndicos – Orientações sobre Manutenção Predial”, Guia de Reformas – Orientações para Inquilinos, Usuários e Proprietários de Imóveis”, “Guia do RRT – Orientações para Profissionais e Empresas de Arquitetura e Urbanismo”, Guia do Novo Arquiteto – Orientações para Recém-formados ou em Formação Acadêmica” e o “Guia para Condomínios – Orientações para Inquilinos e Proprietários de Imóveis”.

Confira o conteúdo de todos eles, aqui.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque

30/11/2024

Parabéns, Cruzeiro, por seus 65 anos!

Destaque

30/11/2024

30 de novembro: Dia do(a) Síndico(a)

Destaque

08/11/2024

Presidente do CAU/DF faz palestra sobre IA na Arquitetura em Fórum de Santa Catarina

Destaque

08/11/2024

Revistas Selo CAU/DF estão disponíveis para download e leitura