Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

22/05/2024ㅤ Publicado às 10:55

A Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos da UNESCO informa que os principais fatores globais que causam a perda da biodiversidade são mudança climática, espécies invasoras, super exploração de recursos naturais, poluição e urbanização. O relatório global de 2019 demonstrou, ainda, um dado alarmante: 75% da perda da biodiversidade dos ecossistemas terrestres são de responsabilidade das atividades humanas.

Na Região Centro-oeste do país, o bioma do Cerrado cobre grande parte do território. Árvores de altura mediana, desfolhadas na época de seca, com troncos retorcidos são características desse tipo de vegetação que tem perdido terreno natural em razão do desmatamento acelerado. Em tempos de mudanças climáticas severas, o Cerrado atua com uma boa absorção de água das chuvas, abastecendo os lençóis freáticos e as nascentes de rios, como a do São Francisco.

Neste Dia Internacional da Diversidade Biológica, 22 de maio, propomos uma reflexão sobre o tema. Ajude a proteger o Cerrado e contribua para a preservação dos ecossistemas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque

15/12/2024

Dia 15 de dezembro: Arquitetos e urbanistas transformam cidades e vidas

Destaque

13/12/2024

Nota Pública Conjunta do CAU/DF e CRESS/DF

Destaque

02/12/2024

1º Congresso Brasiliense de Arquitetura e Urbanismo e 12º Encontro CAU/DF

Destaque

30/11/2024

Parabéns, Cruzeiro, por seus 65 anos!