Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

22/03/2018ㅤ Publicado às 15:43

Hoje (22/3) é o Dia Mundial da Água. A data foi estabelecida na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Rio 92, e começou a ser oficialmente celebrada em 1994, com um tema por ano. O de 2018 é “A Resposta está na Natureza”.

Nesse contexto, nada mais adequado destacar a importância da preservação dos mananciais, assunto que tem sido amplamente discutido durante o 8° Fórum Mundial da Água – evento que acontece em Brasília, até amanhã (23) –, por autoridades e especialistas em urbanismo do mundo todo. Com o aumento da demanda por água nas cidades por conta do adensamento populacional e de uma série de consequências advindas da degradação ambiental e de alterações climáticas, como a escassez de chuvas em certas partes do mundo, a pressão sobre os mananciais de abastecimento aumenta e muitos não têm conseguido suprir as necessidades. Por esse motivo é preciso preservar a Natureza para ter, no presente e futuro, reservas aquíferas que garantam a disponibilidade de água bruta para a população.

A Capital Federal já tem enfrentado racionamento de água em toda a sua extensão territorial por conta de diversos fatores, o que nos leva a defender a importância de se investir em instrumentos gerenciais de proteção, planejamento e utilização dos mananciais, adequando o planejamento urbano à vocação natural do sistema hídrico. Pense nisso e faça a sua parte como consumidor.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

28/10/2024

28 de outubro: Dia do(a) Servidor(a) Público(a)

Destaque

25/10/2024

Nota Pública: CAU/DF se manifesta sobre retrofit no antigo edifício-sede do Banco do Brasil

Destaque

20/09/2024

CAU/DF fala sobre adensamento populacional em Águas Claras na série “Na sua cidade”

Destaque

19/06/2024

Na Mídia: CAU/DF defende “critérios claros” para aprovação do novo PPCUB