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25/08/2020ㅤ Publicado às 16:06

Nesta terça-feira (25/8) é celebrado o Dia Nacional da Educação Infantil e nada mais oportuno do que fazermos uma reflexão sobre o aprendizado da arquitetura e do urbanismo no ambiente escolar. Alguns projetos têm sido desenvolvidos ao longo dos anos por instituições de ensino no Brasil para disseminar a importância de estimular novas formas de pensar os ambientes e as cidades, além da valorização do patrimônio arquitetônico. É o caso do projeto Era uma Casa, desenvolvido em 2018 na Escola Municipal Manoel Afonso, na cidade de Palmeiras, na Chapada Diamantina (BA). A partir de um tema aparentemente simples, a Casa, crianças foram incentivadas a construírem uma edificação sob o seu olhar.

Em Blumenau, Santa Catarina, o projeto Arquitetura e Cidade para Crianças, desenvolvido também em 2018, propunha fazer com que as crianças em idade escolar percebessem como as casas são diferentes entre si, explicando o que é uma planta baixa, espaço construído, entre outros termos técnicos em módulos e oficinas públicas com audição de audiolivros e criação de painéis ilustrativos.

Outra iniciativa bem didática e estimulante é o projeto Casacadabra, que leva o conhecimento de aspectos técnicos e sociais da arquitetura e do urbanismo a crianças. Uma de suas publicações, que leva o nome do projeto, a autora é a arquiteta e urbanista Simone Sayegh, de São Paulo. O livro versa sobre casas projetadas por arquitetos renomados, com muitas informações e ilustrações que estimulam a criança a pensar e a desenvolver a compreensão do espaço em que habita, bem como o espaço urbano no qual elas se inserem.

Os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal também realizaram ações junto ao público infantil que trouxeram o universo profissional para conhecimento e formação educacional de crianças de faixas etárias distintas. No ano passado, a terceira edição da Jornada de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (III JATHIS) – evento patrocinado pelo CAU/DF – realizou uma ação urbana comunitária na Cidade Estrutural, que mobilizou moradores, arquitetos e professores em uma atividade com cerca de 15 crianças, em parceria com o “Coletivo da Cidade”. Elas participaram de uma conversa sobre direito à cidade e os desafios dos moradores na relação com o Parque Nacional, a partir da visualização de uma imagem aérea da região. Além disso, participaram de uma dinâmica onde puderam expressar seus desejos de melhorias para uma praça local, escolhida para uma intervenção urbana, por meio de desenhos, frases e palavras-chave.

Outro Conselho que desenvolveu ação focada na educação infantil foi o CAU/RO. Em uma de suas ações, crianças de diferentes idades internadas em unidades de saúde participaram de atividades na brinquedoteca que incluíam estímulo aos desenhos, à pintura e à colagem sobre o tema arquitetura e urbanismo. Já em Belo Horizonte, o CAU/MG realizou a “Oficina de Arquitetura para Crianças no coração do bairro Savassi. A ideia fez parte da programação da nova intervenção de ocupação urbana, “A Savassi é da Gente”, e foi realizada com o objetivo de estimular as crianças a pensarem em como os espaços por onde elas circulam são construídos.

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