Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

14/08/2020ㅤ Publicado às 13:31




Uma referência especial às mulheres da Arquitetura e Urbanismo foi aprovada, dia 7, durante a 11ª Plenária Extraordinária do CAU/BR: a instituição do Dia Nacional da Mulher Arquiteta e Urbanista, a ser comemorado em 31 de julho. A nova data tem caráter mais do que comemorativo, pois representa um importante passo no compromisso do CAU/BR com a promoção da igualdade de gênero em todas as suas instâncias e em sua relação com a sociedade. Rosa Kliass foi a primeira arquiteta e urbanista a ganhar o Colar de Ouro do IAB, em 2019. Foi também a primeira mulher a compor a diretoria do IAB-SP, em 1959, e primeira presidente da ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas), que ajudou a fundar. ⠀

Esse compromisso também foi reforçado com a criação da Comissão Temporária de Política para a Equidade de Gênero por mais cinco meses, a partir de 31 de julho de 2020, que sucede a Comissão Temporária de Gênero, cujos trabalhos se encerram em abril. Essas decisões foram adotadas após a divulgação do 1º Diagnóstico de Gênero na Arquitetura e Urbanismo, do CAU/BR, que apontou inúmeras desigualdades entre arquitetas e arquitetos em diversas áreas.

No Distrito Federal, a Comissão Temporária de Equidade de Gênero foi criada em janeiro deste ano, por iniciativa do presidente da autarquia federal homologada em Plenário pela Deliberação Plenária n° 339/2020. A proposta é de reconhecer, dar maior visibilidade e promover o trabalho desenvolvido por arquitetas e urbanistas no Distrito Federal, independente de sua de raça, gênero, cor, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, classe social ou posicionamento político.

“Mais do que necessária a celebração e o reconhecimento ao trabalho valoroso de arquitetas e urbanistas em nossa profissão. O Dia da Mulher Arquiteta e Urbanista funcionará também como um referencial de análise da atuação profissional, buscando sempre a equidade de atuação e aclamação! Parabéns às Arquitetas e Urbanistas e ao CAU/BR por instituir a data!”, ressaltou o presidente do CAU/DF, arq. Daniel Mangabeira.

Integram a Comissão Temporária de Equidade de Gênero as conselheiras Luciana Jobim (coordenadora), Yone Roberta de Souza, Júlia Teixeira Fernandes e Letícia Miguel Teixeira, além das convidadas Maribel Del Carmen Aliaga Fuentes e Luiza Rego Dias Coelho.

Conheça esse diagnóstico, nos links abaixo:

1º Diagnóstico de Gênero na Arquitetura e Urbanismo no Brasil – APRESENTAÇÃO COMPLETA

1º Diagnóstico de Gênero na Arquitetura e Urbanismo no Brasil – QUESTIONÁRIO COMPLETO

1º Diagnóstico de Gênero na Arquitetura e Urbanismo no Brasil – BASE DE DADOS


Fonte: CAU/BR, com informações do CAU/DF

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque

15/12/2024

Dia 15 de dezembro: Arquitetos e urbanistas transformam cidades e vidas

Destaque

13/12/2024

Nota Pública Conjunta do CAU/DF e CRESS/DF

Destaque

02/12/2024

1º Congresso Brasiliense de Arquitetura e Urbanismo e 12º Encontro CAU/DF

Destaque

30/11/2024

Parabéns, Cruzeiro, por seus 65 anos!