Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

07/12/2020ㅤ Publicado às 16:19

Dois edifícios residenciais do Plano Piloto receberam o Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília na última sexta-feira (4/12), concedido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal, por meio de sua Comissão Temporária de Patrimônio. A primeira solenidade de entrega foi realizada no pilotis do Bloco K da SQS 314 com a participação dos moradores, do síndico Marco de Vito e da representante do Conselho Comunitário da Superquadra, Regina Suzuki.  

O presidente do CAU/DF, arq. Daniel Mangabeira, deu início à cerimônia explicando a concepção do Selo que, acima de tudo, visa a valorização das características dos projetos arquitetônicos originais, bem como seus agentes (residentes, síndicos e/ou administradores de condomínios) que atuam na preservação dos edifícios, que, este ano, focou nos prédios residenciais do Plano Piloto. “É muito importante entendermos o edifício como um todo e não isoladamente. Ele faz parte da cidade”, declarou Daniel Mangabeira na ocasião.

“Estamos preocupados de não termos, nos próximos anos, uma Brasília mais reconhecível diante de tantas reformas que são feitas sem que se observe e conserve as características originais. Não basta ter apenas uma quadra como modelo (SQS 308); tem que ser Brasília como um todo”, afirmou o coordenador da Comissão de Patrimônio do CAU/DF, conselheiro Pedro Grilo.

O síndico do Bloco K da SQS 314, Marco de Vito, exaltou o Selo por ratificar um trabalho feito ao longo dos 12 anos de sua administração na conservação do pilotis, da fachada e do urbanismo. “O Selo valoriza ainda mais o nosso prédio e o que fizemos ao longo desses anos para conservá-lo. Desfiz o que outros síndicos haviam feito – tirei grades, floreiras, sancas, tudo o que impedia essa visão infinita do pilotis – e virou outro prédio. Quando se perde a originalidade do edifício, não é possível mais voltar atrás, porque ela já não existe mais”, afirmou Marco de Vito.

O quarto Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília também foi entregue na última sexta-feira (4/12), desta vez, na SQN 108, Bloco D. O conselheiro Antonio Menezes Júnior – um dos avaliadores do edifício junto à conselheira Gabriela Tenorio – leu a avaliação do edifício realizada por eles em setembro, destacando, dentre outros aspectos, a extraordinária preservação do piso original em granitina verde no pilotis, pastilhas e formato das colunas e teto inalterados. Além disso, ressaltou a ótima preservação dos jardins, projeto da paisagista Sandra Machado, que inclui um sistema de reuso de águas pluviais. “Meu filho nasceu nesse prédio; tenho uma história de vida aqui. Espero que esse trabalho de preservação continue, pois é uma luta de anos dos moradores”, agradeceu Sandra Machado.

O arquiteto autor da obra original, Manoel Hermano (in memorian), foi representado por seu filho Manoel Hermano Júnior. Segundo ele, até o momento do falecimento de seu pai, o arquiteto havia ajudado a construir 33% do Plano Piloto. Bastante emocionado, agradeceu o certificado recebido e o reconhecimento do CAU/DF. “É uma iniciativa maravilhosa. O Selo não é só dele, mas de uma geração de arquitetos – Camurça, Adalgisa, Eurico, Marise e Laura -, de gente rompedora, trabalhadora”, afirmou Manoel Hermano Júnior.

Pela manutenção impecável do Bloco D da SQN 108, o Selo também fez uma homenagem ao condomínio, representado pelo síndico em exercício, Deny Fontes da Silva. Morador desde 1996, durante muito tempo participou do conselho do prédio até assumir a função atual. “Esse certificado é de todos os síndicos, moradores que ajudam, reconhecem e contribuem para a conservação do nosso Bloco. Reconhecemos que ainda há muita coisa a fazer, a melhorar, mas eu tenho um carinho muito grande por este prédio e espero contribuir pela melhora contínua, pois, hoje, ele passa a ser mais um monumento de Brasília”, afirmou Deny Fontes da Silva.  

Para encerrar a cerimônia de entrega do Selo, o CAU/DF entregou mais um certificado em reconhecimento às boas práticas adotadas pelo Bloco D da SQN 108. Quem a recebeu foi o arquiteto e urbanista, morador e conselheiro do condomínio, Paulo José da Silva Júnior. “Estou apenas dois anos no prédio e é muito bom saber que temos outros moradores que são arquitetos e engenheiros que nos ajudam a preservar e a proteger o nosso patrimônio, o qual dividimos com a cidade”, finalizou Paulo José da Silva Júnior.

As próximas entregas do Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília serão realizadas nesta quarta-feira (9/12), na SQN 206, Bloco I (às 9h) e na SQN 416, Bloco H (às 11h).

GALERIA DE FOTOSENTREGA DO SELO AO BLOCO K DA SQS 314

GALERIA DE FOTOS ENTREGA DO SELO AO BLOCO D DA SQN 108


Imagens das galerias: Emanuelle Sena ASCOM RA-I

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque

15/12/2024

Dia 15 de dezembro: Arquitetos e urbanistas transformam cidades e vidas

Destaque

13/12/2024

Nota Pública Conjunta do CAU/DF e CRESS/DF

Destaque

02/12/2024

1º Congresso Brasiliense de Arquitetura e Urbanismo e 12º Encontro CAU/DF

Destaque

30/11/2024

Parabéns, Cruzeiro, por seus 65 anos!