Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

03/12/2020ㅤ Publicado às 11:48

Daniel Mangabeira e Pedro Grilo

A solenidade de entrega do segundo Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília foi marcada por emoção e agradecimentos. Moradores desceram para o pilotis do Bloco “E” da SQS 309, na manhã desta quarta-feira (2/12), para receberem os representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal e de sua Comissão Temporária de Patrimônio, que vieram em uma missão: homenageá-los por sua preocupação em preservar a história da edificação e, consequentemente, o patrimônio da cidade. O prédio da superquadra é uma das oito edificações contempladas pelo Selo por conservar suas características originais e uma das cinco que a fizeram sem a necessidade de intervenções de reforma, mas apenas com manutenção predial ao longo dos anos.

Visitado pela primeira vez em setembro deste ano pelos avaliadores da Comissão, o Bloco “E” da SQS 309 atendeu aos critérios de relevância como manutenção adequada das fachadas, dos pilotis livres (sem cercamento), dos revestimentos, cores originais, entre outros. Datado de 1973 (data presumida), ele se destacou, dentre outros aspectos, por sua harmonia estética e conservação dos materiais do pavimento térreo e adequada manutenção do entorno imediato do edifício, com acessibilidade e garantia da livre circulação, além de paisagismo bem conservado.

“Um edifício bem preservado dessa forma é muito bom para a nossa identidade cultural. O Selo é o reconhecimento de um edifício que aparentemente não é tão conhecido da população e da sociedade em geral, mas que ganha destaque e passa a ser valorizado também por turistas e pela população, por entenderem que aqui também está um exemplar do patrimônio de Brasilia”, afirmou o presidente do CAU/DF, arq. Daniel Mangabeira. Para o coordenador da Comissão Temporária de Patrimônio, conselheiro Pedro Grilo, “um dos objetivos do Selo é mostrar que a história dessa cidade foi escrita em linhas modernas”.

O arquiteto e urbanista Antonio de Menezes Júnior, conselheiro e um dos avaliadores da Comissão de Patrimônio do CAU/DF, destacou a importância de se conservar as características originais dos prédios, inclusive para a memória e lembranças afetivas de cada indivíduo. “As pessoas usam os lugares, valorizam, se apropriam, os transformam como se fossem a sua casa, seu espaço, sua história. Sou ´filho de pilotis´, e ver isso tudo sendo preservado e materializado não deixa de ser uma homenagem a todos nós”, definiu.

As homenagens continuaram com a entrega de certificados aos responsáveis pelo projeto original, construção e manutenção do Bloco “E” da SQS 309. O autor da obra original, arquiteto Arnaldo Mascarenhas Braga – que mora em Goiânia –, participou virtualmente da cerimônia e esteve representado na solenidade de entrega por sua irmã, Maria Luiza. Seu tio, o engenheiro construtor da obra original Adalberto Mascarenhas, também participou da cerimônia e emocionou a todos com o seu breve depoimento. “Tenho grandes lembranças daquela época (de construção). Vi surgir Brasília do nada. Quando cheguei aqui era só Cerrado e, naquela época, a gente tinha um tal de ´aqui vai ser, aqui vai ser´…” brincou fazendo referência aos anos iniciais da construção de Brasília.

Outra importante figura homenageada na manhã desta quarta-feira (2/12) foi a síndica do bloco contemplado, Vanusa Vaz, que convidou os síndicos de gestões anteriores do edifício para participarem desse momento. “Que responsabilidade esta que recebo. Esse presente chegou para nós em um momento muito especial, difícil, de muitas perdas, mas estou feliz em poder dividir isso com vocês. Esta é a reunião mais bonita de condomínio no pilotis que já tivemos. Agradeço aos demais síndicos – Mirtô, Thereza, Elizabete, Elias – síndicos anteriores, cada um na sua época, que escreveram seu capítulo nessa história e contribuíram para isso. Nosso compromisso será honrar esse Selo e conservá-lo”, garantiu Vanusa Vaz.

Solenidades de entrega do Selo semelhantes a essa estão previstas para ocorreram ao longo deste mês. A próxima será no dia 4 de dezembro em duas edificações: SQS 314, Bloco K e SQN 108, Bloco D. “No ano em que Brasília comemora 60 anos, que esse seja um projeto que permaneça, para que tenhamos a valorização da arquitetura típica da cidade e que não vem sendo cuidada, preservada. Que seja o início de um movimento amplo de conscientização da nossa população sobre a importância dessa preservação, preocupação e cuidados com o nosso patrimônio”, finalizou a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro.

Saiba mais informações sobre o 2° Selo CAU/DF.

Saiba como foi a entrega do 1° Selo CAU/DF.

Conheça os demais edifícios contemplados.

GALERIA DE FOTOS


Imagens: Emanuelle Sena/ ASCOM RA-I

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque

15/12/2024

Dia 15 de dezembro: Arquitetos e urbanistas transformam cidades e vidas

Destaque

13/12/2024

Nota Pública Conjunta do CAU/DF e CRESS/DF

Destaque

02/12/2024

1º Congresso Brasiliense de Arquitetura e Urbanismo e 12º Encontro CAU/DF

Destaque

30/11/2024

Parabéns, Cruzeiro, por seus 65 anos!