Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

01/03/2023ㅤ Publicado às 18:33

Uma tarde de muita diversão e de aprendizados. Foi com essa proposta que o CAU/DF recebeu os 45 alunos do Centro de Ensino n° 11 de Ceilândia, além de professores e convidados, na abertura oficial da exposição do projeto “CAU/DF nas Escolas”. Todos foram recebidos pela presidente do Conselho, arq. urb. Mônica Blanco, e pelos conselheiros Larissa Cayres, Giselle Moll, Ricardo Meira e Angelina Berçott.

Assim que chegaram, por volta das 14h30 desta terça-feira (28/2), os(as) adolescentes puderam visualizar o resultado das atividades educacionais realizadas com eles(as) no CED n° 11, as quais envolveram aulas e oficinas sobre cidadania, patrimônio cultural, problemáticas das cidades, habitação, conforto ambiental, saneamento, paisagem, mobilidade e outros aspectos. O material está exposto em paineis suspensos que contam, em fotos e textos, desde a implementação do projeto-piloto no Centro de Ensino Fundamental n° 412 de Samambaia até a experiência mais recente em Ceilândia. Os estudantes também construíram uma casa com garrafas pet, atração central da exposição.

“Todo esse trabalho realizado com as escolas nos permite introduzir a arquitetura e o urbanismo no ambiente escolar, buscando uma melhor compreensão dos indivíduos e do coletivo sobre o que são e o que representam na relação cidade-habitação-cidadão”, afirma a conselheira à frente do projeto, arq. urb. Larissa Cayres. Para a coordenadora da Comissão Permanente de Ensino e Formação (CEF), Giselle Moll, o CAU/DF nas Escolas é uma “iniciativa que busca compreender os espaços e a relação cultural, patrimonial, histórica e social dos alunos, valorizando-as como identidades sociais e culturais, e devolvendo a eles a condição de pertencimento e cuidado ao próprio lugar. Demonstramos também as possibilidades de mudança de experiências negativas, e que tudo isso depende muito deles.”.

Por sua vez, a presidente do CAU/DF, arq. urb. Mônica Blanco, identifica o projeto como sendo “uma ferramenta eficaz, que estimula o pertencimento de crianças e adolescentes ao seu local, ao urbanismo no qual convivem e na arquitetura que partilham com a sociedade.”.

A exposição fica aberta ao público até esta sexta-feira, dia 3 de março, das 9h às 17h, na sede do CAU/DF (510 Norte). Na abertura (28/2), registrou-se a presença do pró-reitor do IESB, Valdecir Antônio Simão; do coordenador da Pós-Graduação da FAU-UnB, arq.  urb. Caio Frederico e Silva, e da conselheira do Sinduscon-DF, arq. urb. Cândida Maciel.

GALERIA DE FOTOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque

15/12/2024

Dia 15 de dezembro: Arquitetos e urbanistas transformam cidades e vidas

Destaque

13/12/2024

Nota Pública Conjunta do CAU/DF e CRESS/DF

Destaque

02/12/2024

1º Congresso Brasiliense de Arquitetura e Urbanismo e 12º Encontro CAU/DF

Destaque

30/11/2024

Parabéns, Cruzeiro, por seus 65 anos!