Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

05/06/2018ㅤ Publicado às 14:32

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF lamenta o falecimento da Arquiteta e Urbanista gaúcha Briane Bicca (foto), ocorrido no dia 2 de junho. A profissional teve um importante papel como coordenadora do primeiro grupo de trabalho pela preservação de Brasília, responsável pelo dossiê enviado à Paris, na França, no processo de tombamento da cidade como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Nesta época, Briane Bicca trabalhava como técnica de planejamento do Instituto Histórico e Artístico – Superintendência Nacional (Iphan). “Sua participação foi imprescindível para tornar uma cidade jovem e moderna – com apenas 27 anos de criação na época da concessão do título –, em um patrimônio cultural da humanidade atributo que detém ainda hoje”, definiu o presidente do CAU/DF, Arquiteto Daniel Mangabeira.

Nascida em 1946, a Arquiteta e Urbanista esteve à frente da Unesco em Brasília (DF), além de integrar a consultoria para o desenvolvimento do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB). Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1969, Briane concluiu seu doutorado em 1979 na área de planejamento urbano pela Universidade de Grenoble, na França.

O velório e enterro da Arquiteta e Urbanista Briane Bicca aconteceram no último domingo (3/6), em Porto Alegre. O Governo de Brasília decretou luto oficial de três dias em memória de Briane Bicca na mesma data.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

02/11/2024

CAU/DF presta a sua homenagem no Dia de Finados (2/11)

Destaque

25/10/2024

Atenção: não haverá atendimento presencial nesta sexta-feira (25/10). Consulte nossos canais de comunicação!

Destaque

25/10/2024

Nota de Pesar: Vladimir Carvalho

Destaque

25/10/2024

Resoluções em debate no II Encontro Temático das CEPs