Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

22/10/2012ㅤ Publicado às 17:01

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF, Alberto de Faria, esteve, na última sexta-feira (19/10), no campus da Universidade Católica de Brasília (UCB), em Águas Claras, na companhia do coordenador da Comissão de Ensino, Formação e Exercício Profissional do Conselho, Gunter Kohlsdorf, e dos conselheiros da autarquia, Durval Moniz e Tony Malheiros.

A visita partiu de um convite do coordenador do curso de Arquitetura da UCB, Frederico Lopes Meira, que reuniu professores da instituição de ensino, bem como do Instituto de Ensino Superior do Planalto (Iesplan). O objetivo do encontro foi ampliar o debate para o corpo docente da UCB e das demais instituições de ensino superior convidadas sobre questões relacionadas aos cursos de Arquitetura e Urbanismo.

Entre os temas tratados, se destacaram a formação e atribuições profissionais, as grades curriculares, a criação (ou não) de um “selo de qualidade” para os cursos universitários disponíveis, o perfil dos egressos, entre outros assuntos.

O aumento da carga horária dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do DF foi amplamente discutido. O coordenador do curso de Arquitetura da Católica, Frederico Meira, antecipou que, na universidade, o tema já está em debate. Segundo ele, existe uma proposta de alterar a carga de 3.600 horas para 4.200, a fim de melhor contemplar, em sala de aula, o conteúdo exigido na grade curricular atualmente.

O presidente do CAU/DF, Alberto de Faria, por sua vez, destacou que o problema da insuficiência da carga horária para cobrir todas as atribuições de arquitetos e urbanistas poderia ser solucionado com a separação do que seria responsabilidade do Conselho e da área de Ensino. Ele citou o exemplo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que lidou com a questão quando institui a aprovação obrigatória em Exame da Ordem, para o bacharel em Direito que quisesse atuar como advogado no mercado. “É uma distinção e não uma obrigação o fato dele querer atuar ou não como advogado”, definiu Alberto. O conselheiro Durval Moniz citou ainda as especializações dentro do curso de Medicina, que são opções do profissional e não uma imposição do Conselho Federal de Medicina.

O próximo encontro da Comissão de Ensino, Formação e Exercício Profissional com os coordenadores de cursos superiores do Distrito Federal está agendado para o próximo dia 9 de novembro. Antes, haverá uma reunião do CAU/DF com o corpo docente e o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Iesplan, a ser agendada.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque

02/11/2024

CAU/DF presta a sua homenagem no Dia de Finados (2/11)

Destaque

25/10/2024

Atenção: não haverá atendimento presencial nesta sexta-feira (25/10). Consulte nossos canais de comunicação!

Destaque

25/10/2024

Nota de Pesar: Vladimir Carvalho

Destaque

25/10/2024

Resoluções em debate no II Encontro Temático das CEPs