Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

03/12/2021ㅤ Publicado às 13:03

O projeto especial Nenhuma Casa Sem Banheiro iniciou suas atividades no Distrito Federal na manhã desta quinta-feira (2/12), ao receber na sede do CAU/DF, os sete arquitetos(as) e urbanistas habilitados na Chamada Pública n°3/2021, para a assinatura do contrato e introdução aos conceitos básicos da iniciativa. Essa foi a primeira etapa do cronograma de atividades previsto no edital, que visa, dentre outras ações, a capacitação dos profissionais para atuação no projeto a ser viabilizado na Cidade Estrutural.

“Estamos muito felizes recebermos todos aqui em nossa sede com o intuito de darmos início a esse processo de contratação e de realização das atividades. Ressalto sempre que esse é o melhor e mais importante projeto deste Conselho, pois dá condições dignas de vida à população, possibilitando às famílias necessitadas viver em ambientes com salubridade, protegidos e seguros”, afirmou a presidente do CAU/DF, arq. urb. Mônica Blanco.

Além dela, participaram desse encontro inicial a presidente do CAU/DF, arq. urb. Mônica Blanco; o vice-presidente do Conselho, arq. urb. Pedro Grilo; os conselheiros Jéssica Spehar, Mariana Bomtempo e Luis Fernando Zeferino, e o representante da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal – Codhab, arq. urb. Gustavo Franco. O evento contou ainda com a presença do arquiteto e urbanista Fabiano Sobreira, representando o CAU do Rio Grande do Sul (CAU/RS). O profissional foi um dos vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo para o Anteprojeto de Protótipo de Unidade Sanitária voltada à ATHIS em domicílios urbanos do Rio Grande do Sul.

Fabiano Sobreira (foto ao lado) relatou sua experiência no certame e o seu trabalho na área. “Temos a honra de recebê-lo e de anunciar que ele será o padrinho dessa primeira turma de arquitetos(as) contratados(as) para o projeto Nenhuma Casa Sem Banheiro no DF. Sua consultoria ao CAU/DF e aos profissionais habilitados será fundamental para qualificarmos os projetos de intervenção dentro das unidades habitacionais”, disse a coordenadora da Comissão Temporária de ATHIS – CATHIS, arq. urb. Sandra Marinho.

Nas próximas semanas, os profissionais farão visitas às famílias da Cidade Estrutural, para realizarem o levantamento fotográfico e técnico. Até o fim de dezembro, serão finalizadas as demais ações previstas nesta primeira etapa, como a entrega e a avaliação dos produtos. “As outras fases – desenvolvimento de projeto arquitetônico e aprovação do estudo preliminar, por exemplo – ocorrerão no primeiro semestre de 2022”, informou Sandra Marinho.

O projeto especial Nenhuma Casa Sem Banheiro foi idealizado e executado inicialmente pelo CAU do Rio Grande do Sul com base na Lei nº 11.888/2008 – Lei de Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS). O projeto viabiliza melhorias sanitárias domiciliares para famílias de baixa renda, residentes em áreas regularizadas ou passíveis de regularização. O Distrito Federal foi a primeira unidade da federação a implementar o projeto fora daquele Estado.

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO ESPECIAL AQUI.

GALERIA DE FOTOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque

15/12/2024

Dia 15 de dezembro: Arquitetos e urbanistas transformam cidades e vidas

Destaque

13/12/2024

Nota Pública Conjunta do CAU/DF e CRESS/DF

Destaque

02/12/2024

1º Congresso Brasiliense de Arquitetura e Urbanismo e 12º Encontro CAU/DF

Destaque

30/11/2024

Parabéns, Cruzeiro, por seus 65 anos!