Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

11/12/2020ㅤ Publicado às 19:46

Nesta sexta-feira (11/12), se encerrou o ciclo de solenidades de entrega do Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília aos oito edifícios contemplados em 2020. Às 9h, moradores do Bloco K da SQS 204 receberam os representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF, responsáveis pela avaliação da edificação que garantiu o Selo ao prédio. “Nós moramos nesses edifícios, nessas quadras e, com o corre-corre diário, não damos o devido valor a esse patrimônio. Esse bloco especificamente foi construído em 1960 e faz parte da identidade de Brasília. Temos aqui um dos melhores e mais qualificados exemplares em conservação e preservação de sua originalidade”, afirmou a conselheira do CAU/DF, arq. urb. Giselle Moll Mascarenhas. “Este bloco mostra que as estruturas podem ser sim modernizadas sem descaracterizar a arquitetura original”, complementou a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro.

O Bloco passou por uma reforma do pilotis em 2013, pela arquiteta responsável Silvana Albuquerque e de fachada em 2019 por Wallison Mendes Batista. “Não apenas o cidadão, mas nós profissionais temos a obrigação de cuidar, de olhar com carinho esse patrimônio; esse acervo riquíssimo da arquitetura moderna de nosso país”, afirmou Silvana Albuquerque. “Agradeço ao síndico Sérgio pela oportunidade. Foi uma responsabilidade gigantesca, pois tínhamos 30 dias para fazer essa reforma antes do período das chuvas. Foram 2.800 metros de fachada reformados em menos de 30 dias. Estou muito honrado com essa homenagem e valeu todos os esforços que a gente fez”, resumiu Wallison Mendes Batista.

O síndico Sérgio Rodrigues Pimentel também agradeceu o reconhecimento de seu trabalho, dos funcionários do condomínio e aos moradores que o ajudaram a conservar as características das edificações. “Me mudei para este prédio em 2008. Os síndicos têm um papel muito grande para conservar a história da cidade: repaginar, mas manter a identidade original do projeto, pois os detalhes fazem a diferença. É um orgulho poder manter tudo isso com a ajuda dos moradores e tenho certeza que manteremos esse Selo nos próximos anos”, garantiu.

Segundo a Comissão Temporária de Patrimônio, a cada três anos, os contemplados com o Selo CAU/DF serão reavaliados, a fim de verificar se a qualidade das características que os fizeram receber a certificação este ano permanecem. “Não se trata de um trabalho de fiscalização, tampouco apontar os problemas, mas de exaltar as qualidades das edificações, e os aspectos que mais se enquadravam em suas características essenciais”, garantiu um dos avaliadores do Bloco K, arq. urb. João Dantas.

Para o presidente do CAU/DF, a entrega do Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília superou todas as expectativas. “Entender essa enorme receptividade da sociedade é extremamente importante para a manutenção da nossa identidade cultural. Estamos muito contentes com essa ação. Infelizmente, em um universo de 1.500 edifícios, termos 30 selecionados e apenas oito edifícios capazes de receber o Selo ainda é muito pouco para uma cidade como Brasília. Então, que essa ação se perpetue e beneficie a todos”, finalizou o presidente do CAU/DF, arq. Daniel Mangabeira.

GALERIA DE FOTOS – Imagens: Andre Velloso

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque

15/12/2024

Dia 15 de dezembro: Arquitetos e urbanistas transformam cidades e vidas

Destaque

13/12/2024

Nota Pública Conjunta do CAU/DF e CRESS/DF

Destaque

02/12/2024

1º Congresso Brasiliense de Arquitetura e Urbanismo e 12º Encontro CAU/DF

Destaque

30/11/2024

Parabéns, Cruzeiro, por seus 65 anos!