Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

03/10/2012ㅤ Publicado às 16:37

O tema foi levantado durante a solenidade de abertura do Pluris 2012 – Reabilitar o Urbano, evento organizado pela Universidade de Brasília (UnB), com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF), que começou hoje (3/10), na Câmara Legislativa do Distrito Federal. O objetivo é, entre outros, discutir aspectos de mobilidade, da qualidade de vida e outras características comuns aos países que sediam a Pluris 2012: Brasil e Portugal.

Segundo o membro da Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Joe Valle, “a concentração populacional nos grandes centros urbanos é o cerne do progresso. Além disso, expõe a triste realidade de concentração de renda, do caráter predatório da expansão econômica capitalista, que esquece o olhar social e ambiental.”. Para ele, é preciso adotar um modelo de planejamento urbano direcionado às cidades, visando seu desenvolvimento econômico sustentável. Além disso, é necessária a reabilitação dos centros urbanos com novas formas de intervenção, de gestão urbana, valorizando as potencialidades sociais e econômicas.

O presidente da CLDF, deputado Patrício, reforçou a necessidade vital do planejamento urbano para a sobrevivência das cidades e citou algumas ações do governo local para a questão, como a votação do LUOS. “Devemos planejar, aprovar a LUOS com muito debate, para que arquitetos e urbanistas possam nos apresentar soluções para a cidade. Hoje temos 34 regiões administrativas no Distrito Federal que foram concebidas sem planejamento urbano, mas que a política as criou. Precisamos reabilitar o urbano e pensar na qualidade de vida de quem vem aqui morar”, defendeu Patrício.

A ideia foi retomada pela professora da Universidade de Brasília (UnB), Dra. Marta Adriana Bustos Romero. Em sua palestra, a especialista citou os principais problemas urbanos, como as dificuldades em mobilidade e transporte urbano que uma cidade, mesmo que tenha sido planejada, apresenta, a exemplo de Brasília. Segundo ela, no Distrito federal existem 513 parcelamentos irregulares. Além disso, 1,1 milhão de pessoas saem diariamente do Entorno para trabalharem no Plano Piloto, muitos deles usuários de um transporte público desassistido.

Marta citou ainda exemplos do crescimento desordenado como o que ocorreu (e ainda acontece), com Águas Claras. Segundo apresentou, entre os anos de 2004 e 2010, a cidade recebeu 92 mil novos moradores. Em seis anos, a população local saltou de pouco mais de 43 mil habitantes para 135.655 moradores locais. Ceilândia e Taguatinga também foram lembradas quando apontou as cidades que mais trocaram a área verde por concreto e asfalto, nos últimos anos. “É preciso recuperar a periferia e valorizar o patrimônio. É fundamental reabilitar as relações de escala, dos espaços urbanos e seus usos. Uma cidade rica não é aquele que os pobres andam de carro, mas que os ricos usam o transporte público”, finalizou.

A Pluris 2012 acontece do dia 3, 4 e 5 de outubro. Outras informações: www.pluris2012.unb.br.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque

02/11/2024

CAU/DF presta a sua homenagem no Dia de Finados (2/11)

Destaque

25/10/2024

Atenção: não haverá atendimento presencial nesta sexta-feira (25/10). Consulte nossos canais de comunicação!

Destaque

25/10/2024

Nota de Pesar: Vladimir Carvalho

Destaque

25/10/2024

Resoluções em debate no II Encontro Temático das CEPs