Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

10/12/2020ㅤ Publicado às 18:44

Arquiteto Aleixo Furtado, autor da obra original , recebe certificado pelo Selo CAU/DF

“Estamos testemunhando uma boa intervenção urbanística que deixa a cidade fluir pelo pilotis”. Com essa frase o coordenador da Comissão de Patrimônio do CAU/DF, Arq. Urb. Pedro Grilo, deu início às atividades da solenidade de entrega do Selo CAU/DF- Arquitetura de Brasília ao Bloco “H” da SQN 416. Segundo ele, a Comissão teve dificuldades em encontrar edifícios nas quadras 400 não cercados, que estivessem bem preservados e/ou mantidos. “Esse Bloco é um exemplo de reforma feita de maneira respeitosa e, por isso, está sendo reconhecido”, garantiu Pedro Grilo.

A edificação é a primeira reformada que recebe o Selo este ano. O arquiteto autor da obra original, Aleixo Anderson de Souza Furtado, esteve presente à solenidade e se emocionou com a homenagem feita a ele e ao seu parceiro nesse projeto, o arquiteto Gerson Malty. Conselheiro do CAU/DF na gestão fundadora (2012-2014) e na seguinte (2015-2017), Aleixo recebeu o certificado que reconhece o valor de seu legado para a história da Arquitetura e do Urbanismo, das mãos do presidente atual do Conselho, arq Daniel Mangabeira. “Particularmente, agradeço a entidade que ajudamos a fundar e que representa as aspirações dos arquitetos, mas muito mais aos usuários e defensores da arquitetura e do urbanismo praticados na cidade. Hoje, o Conselho faz um tombamento social e consciente desses oito edifícios independente de ter lei ou não para esse tipo de preservação. É evidente que a iniciativa é em defesa da arquitetura, do urbanismo e das pessoas, devendo ser espalhada por toda Brasilia, pela periferia e cidades-satélites”, agradeceu Aleixo Furtado.

O arquiteto lembrou, ainda, de sua parceira com o coautor da obra original, Gerson Malty, enquanto também atuava como servidor público na Sociedade de Habitação de Interesse Social de Brasília. “Era um tempo em que não havia tecnologias e nem computador; os desenhistas arquitetos trabalhavam em uma mesma sala”, lembrou Aleixo que teve escritório no Conjunto Nacional, foi aluno e, anos mais tarde, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU/UnB).

Miguel de Orione Arraes Aguiar, arquiteto autor do projeto de reforma do Bloco H em 2017, e Mauro de Almeida Rocha Junior, engenheiro responsável pela obra em 2018, também marcaram presença no evento. “Ainda existem muitas dificuldades dos arquitetos em transmitir o valor da história modernista para seus clientes. A iniciativa do Selo vem viabilizar uma conversa melhor com os nossos contratantes, sendo um argumento maravilhoso para que nos próximos projetos haja novas valorizações como essa à cidade”, afirmou Miguel Arraes.

O engenheiro Mauro de Almeida Rocha Júnior concorda que essa é uma luta diária das empresas que buscam uma Brasília melhor, mais bonita e que, segundo ele, “encha os olhos”. “Para uma obra iniciar bem é preciso ter um projeto de arquitetura de qualidade, o apoio do síndico, da comissão de obras e dos condôminos. O casamento da arquitetura e da engenharia, quando dá certo, beneficia toda a comunidade”, destacou Mauro Júnior.

Essa simbiose pôde ser comprovada pelo síndico do Bloco H da SQN 416, Edeon Vaz Ferreira Júnior, resultando em boas práticas. “Receber esse Selo hoje é bem oportuno, pois estamos em processo de definição de projeto para uma segunda etapa de reformas do bloco e isso nos dá um direcionamento incrível, um parâmetro importante para levarmos em consideração”, garantiu Edeon Júnior.

É essa consciência e educação patrimonial proporcionadas pelo Selo CAU/DF que a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, também defende. Moradora da quadra 416 Norte durante sua infância e adolescência, Ilka lembrou de seu vínculo emocional com a quadra, com os pilotis, com os projetos e a arquitetura da região. “Brasília precisa do nosso carinho, preservação e manutenção. Infelizmente, essa não tem sido a tônica de alguns gestores públicos, mas é preciso investir muito na consciência coletiva e na educação patrimonial para mudarmos isso”, finalizou Ilka Teodoro.

GALERIA DE FOTOSImagens: Flávio Oliveira

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque

02/11/2024

CAU/DF presta a sua homenagem no Dia de Finados (2/11)

Destaque

31/10/2024

31 de outubro: Dia Mundial das Cidades

Destaque

28/10/2024

28 de outubro: Dia do(a) Servidor(a) Público(a)

Destaque

25/10/2024

Nota Pública: CAU/DF se manifesta sobre retrofit no antigo edifício-sede do Banco do Brasil