Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

15/10/2018ㅤ Publicado às 11:11

Participantes do quinto dia do Ciclo de Palestras

O Ciclo de Palestras: Patologias, Inspeção e Manutenção de Edificações, realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF) com o apoio do Sinduscon-DF, iniciou o quinto dia de atividades com a realização da palestra sobre Prevenção de Acidentes com o Tenente Coronel Lopes da Defesa Civil do Distrito Federal. O engenheiro alertou sobre os riscos que edificações podem apresentar quando reformados sem o devido acompanhamento de um profissional tecnicamente habilitado. “Quando os senhores falham, eu trabalho”, alertou Lopes à plateia formada por arquitetos e urbanistas e engenheiros. Para exemplificar tais falhas, o militar citou ocorrências em algumas quadras 400 da Asa Norte, em que a Defesa Civil foi acionada para realizar vistorias técnicas preliminares – análise superficial das anomalias encontradas e avaliação elementar dos riscos –, para ver se havia indícios de desabamento imediato.

Os prédios residenciais nestas localidades são de três pavimentos e, grande parte, de alvenaria estrutural. No entanto, muitos proprietários de imóveis – sem conhecer ou mal orientados pelos profissionais que contrataram – reformaram suas unidades, retirando paredes necessárias para a sustentação dos edifícios. “Quando um arquiteto ou engenheiro vai fazer uma reforma num imóvel como esse, ele tem que fazer uma análise completa e não apenas da unidade que ele está reformando. Uma coisa é você quebrar uma única unidade; outra coisa é todos fazerem a mesma coisa. Muitas vezes se criticam as normas da ABNT pelo rigor dos coeficientes de margem de segurança, mas eles estão lá para garantir que nada vai cair”, enfatizou o tenente coronel Lopes.

Plano de Manutenção

Um imóvel é planejado e construído para atender às expectativas de seus usuários por muito tempo. E, para tanto, a prática constante da manutenção preventiva e corretiva desse bem imóvel é imprescindível. No entanto, essa prática ainda é pouco difundida no Brasil e nos casos em que é realizada, ela é executada de maneira informal ou improvisada. “A manutenção predial deve ser entendida como um serviço técnico e deve ser executada por empresas especializadas e por profissionais capacitados e treinados para esta finalidade”, advertiu o engenheiro civil Iberê Pinheiro de Oliveira, em sua apresentação no Ciclo de Palestras do dia 15 de outubro.

Já o engenheiro civil Leonardo Katori encerrou a programação com o tema “Caderno de Encargos e Orçamento”, documento composto por discriminações técnicas, critérios, condições e procedimentos para a execução e fiscalização de uma obra. Na ocasião, apresentou algumas informações que devem estar detalhadas e descritas no Caderno, tais como formas e durabilidade de materiais como concreto aparente para lajes e paredes, bem como processos de cura e desforma. “Os principais problemas das obras públicas no Brasil são técnicos de projetos, controle e verbas. Hoje, as obras paralisadas geram uma perda de R$ 215 bilhões ao país”, finalizou Leonardo Katori.

O Ciclo de Palestras continua nesta quarta-feira (17/10), no auditório do Sinduscon-DF (SIA Trecho 3), a partir das 19h, com as palestras dos arquitetos Cláudia Amorim e João Luiz Valim Batelli. Eles irão abordar os temas “Conceitos, Métodos e Técnicas de Retrofit de Edificações” e “Reforma do Edifício-sede do Ministério do Meio Ambiente (Esplanada dos Ministérios), respectivamente.

[Best_Wordpress_Gallery id=”44″ gal_title=”Ciclo de Palestras: Patologias, Inspeção e Manutenção de Edificações (15/10/2018)”]

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

15/12/2024

Dia 15 de dezembro: Arquitetos e urbanistas transformam cidades e vidas

Destaque

13/12/2024

Nota Pública Conjunta do CAU/DF e CRESS/DF

Destaque

02/12/2024

1º Congresso Brasiliense de Arquitetura e Urbanismo e 12º Encontro CAU/DF

Destaque

30/11/2024

Parabéns, Cruzeiro, por seus 65 anos!