Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

08/03/2013ㅤ Publicado às 18:55

“Hoje, reforçamos o compromisso desse Conselho com os arquitetos e urbanistas que prestam serviços à Administração Pública e que buscam exercer a profissão de maneira correta, ética e eficiente de acordo com as suas atribuições.”. A declaração é do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal, Alberto de Faria, que fez um balanço da reunião do CAU/DF com representantes das Administrações Regionais e demais órgãos do Governo do Distrito Federal, na última quinta-feira (7/3).

Cerca de 50 profissionais que prestam serviços na área de Arquitetura e Urbanismo estiveram reunidos para debater sobre as atribuições dos arquitetos e urbanistas nas mais diferentes esferas. Entre os convidados, destaque pra integrantes da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), Secretaria de Estado de Habitação Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab), Corpo de Bombeiros de Brasília e da Diretoria de Análise e Aprovação de Projetos (DIAAP – Coordenadoria das Cidades-DF).

Os conselheiros do CAU/DF, Ricardo Meira, Osvaldo Pontalti, Antônio Alvetti e Marcelo Baiochi também estiveram presentes. “Queremos nos aproximar cada vez mais de todos vocês para juntarmos forças, principalmente na área de fiscalização. E essa reunião de hoje é o primeiro passo para uma longa e proveitosa parceria”, reforçou o presidente do CAU/DF Alberto de Faria.

Debates

Os trabalhos na tarde de quinta-feira começaram com uma breve explanação do conselheiro do CAU/DF Ricardo Meira, seguida pela apresentação da assessora técnica do Conselho Luciana Vieira e da diretora-geral Daniela Borges. A plateia também pôde fazer perguntas a respeito da atuação do Conselho em áreas como fiscalização, principalmente no que se refere à supervisão de reformas em edifícios residenciais feita por moradores. Foi citado exemplo dos prédios da antiga construtora Rabelo, nas quadras 400, em que alguns proprietários dos imóveis retiram vigas de sustentação, comprometendo a estrutura de alguns prédios. “O CAU/DF editou, no ano passado, uma cartilha voltada aos síndicos e administradores de condomínios residenciais e comerciais, explicando a importância de seu papel na manutenção predial, bem como os orientando sobre as responsabilidades civis e criminais em casos de desabamentos e de outros danos causados à estrutura dos edifícios”, exemplificou a diretora-geral do CAU/DF, Daniela Borges.

ANAC

Um dos assuntos questionados na tarde de ontem (7/3) foi a Portaria emitida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), cujo teor restringe ao arquiteto e urbanista a elaboração de projeto arquitetônico de terminal aeroportuário. “Nesta segunda-feira (11/3), o Conselho irá enviar ofício exigindo a revogação imediata desta Portaria, por ferir os parágrafos segundo e único da Lei n° 12.372 de 2010, o qual determina as atividades e as atribuições do arquiteto e urbanista, entre elas, a de conceber e executar projetos”, antecipa Daniela Borges.

VEJA GALERIA DE FOTOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque

30/11/2024

Parabéns, Cruzeiro, por seus 65 anos!

Destaque

30/11/2024

30 de novembro: Dia do(a) Síndico(a)

Destaque

08/11/2024

Presidente do CAU/DF faz palestra sobre IA na Arquitetura em Fórum de Santa Catarina

Destaque

08/11/2024

Revistas Selo CAU/DF estão disponíveis para download e leitura