Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

17/06/2013ㅤ Publicado às 16:37




A 24ª Reunião Plenária do CAU/DF foi realizada na última quinta-feira (13/6), às 18h30, na sede da Câmara Legislativa do Distrito Federal – CLDF. A partir desta edição, o Conselho irá realizar seus encontros na Casa, após sua solicitação ter sido atendida pelo presidente da Câmara, Wasny Roure, por intermédio do gabinete do deputado distrital Rôney Nemer.

O presidente do CAU/DF, Alberto de Faria, abriu a sessão ao falar sobre o Seminário Legislativo de Arquitetura e Urbanismo, realizado nos dia 22 e 23 de maio, em Brasília (DF). O evento se propôs a discutir alguns projetos de interesse do CAU em discussão no Congresso Nacional. “Tivemos uma visão organizada de como funcionam o processo legislativo e as tramitações de projetos nas diferentes câmaras”, resumiu Alberto.

Outro evento que o presidente do CAU/DF destacou foi o realizado pelo Conselho em parceria com o Sinduscon-DF, intitulado “Projeto de Arquitetura: A Base de Tudo”. O evento aconteceu no último dia 6 de junho, na sede da Asbraco (SIA, Trecho 4), e reuniu cerca de 130 profissionais em torno da discussão sobre a NBR 15.575. Mais conhecida por Norma de Desempenho, esta entrará em vigor no dia 19 de julho. O conselheiro do CAU/DF, Ricardo Meira, foi um dos palestrantes, abordando o tema “Impacto da NBR 15.575 para a Contratação de Projeto de Arquitetura”. “O arquiteto conseguiu fazer um paralelo muito interessante entre a conduta ética e o processo de especificação de materiais nos projetos”, afirmou Alberto de Faria.

O presidente aproveitou para convidar os conselheiros para participarem do I Seminário Nacional de Ética de Arquitetura e Urbanismo, nos dias 20 e 21 de junho. A proposta é discutir e avaliar a minuta do Código de Ética e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, apresentada pela Comissão de Ética e Disciplina do CAU/BR (CED-CAU/BR).

A Diretoria-geral, bem como os conselheiros presentes, fizeram seus relatos. Destacam-se as intervenções da Fiscalização do CAU/DF nos editais de concursos públicos que não contemplaram os arquitetos e urbanistas em atribuições que seriam suas de direito e, por esse e outros motivos, foram impugnados. 

Anda com relação aos editais, o conselheiro Aleixo Furtado questionou o que se refere ao o processo licitatório de escolha da empresa que será responsável pela reforma do Teatro Nacional nos próximos meses, sob a supervisão da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. “Os arquitetos não foram convidados efetivamente para participarem do processo. Seria o caso de solicitarmos maiores esclarecimento à Secretaria”, questionou Aleixo.

Outro item abordado pelo Plenário tem sido a demora do Governo do Distrito Federal (GDF) em aprovar os projetos de arquitetos e urbanistas. “Encaminhamos uma sugestão do Sindicato a Agência de Fiscalização do Distrito Federal – Agefis para a contratação de arquitetos. Falta licenciamento por pessoas qualificadas”, definiu a presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Distrito Federal (Sinarq-DF), Elza Kunze.

As próximas Reuniões Plenárias do CAU/DF serão realizadas na Câmara Legislativa do Distrito Federal a partir desta última edição (13/6), às 18h30. 

VEJA A GALERIA DE FOTOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque

02/11/2024

CAU/DF presta a sua homenagem no Dia de Finados (2/11)

Destaque

25/10/2024

Atenção: não haverá atendimento presencial nesta sexta-feira (25/10). Consulte nossos canais de comunicação!

Destaque

25/10/2024

Nota de Pesar: Vladimir Carvalho

Destaque

25/10/2024

Resoluções em debate no II Encontro Temático das CEPs